Eleição no Cosems deve ter disputa acirrada

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/04/2017 às 13:06.Atualizado em 15/11/2021 às 14:07.

 
Serão conhecidos no próximo dia 25 os novos integrantes da diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems MG) para o biênio 2017-2019. O órgão tem como finalidade ser o elo entre os secretários municipais de Saúde e as esferas estadual e federal, reivindicando políticas públicas e aplicação correta de recursos.

Somente podem se candidatar titulares das pastas, detentores de função ou cargos equivalentes. Segundo informou o Jurídico do Cosems MG, que hoje é presidido pela secretária municipal de Saúde de Ipatinga, Kátia Barbalho Diniz Costa, nenhuma chapa registrou a candidatura ainda. O prazo para inscrição termina no dia 20 deste mês, ao meio-dia.

Nos bastidores, entretanto, a informação é a de que a eleição será bastante disputada. Secretário de Saúde de Barbacena, o médico José Orleans da Costa defende que o Cosems MG precisa de mudança. “Coloquei o meu nome como possível integrante de uma chapa alternativa. O mesmo grupo está há anos no comando do Cosems e é preciso renovação. Também são necessárias mais transparência e clareza com os pares no uso dos recursos”, diz.

Um dos nomes que circulam para ser a cabeça de chapa apoiada pela situação é o do titular da pasta da Saúde em Taiobeiras, Eduardo Silva, que atualmente é o 1º secretário do Cosems. Já para a chapa de oposição, um dos nomes ventilados é o da secretária municipal de Saúde de Nova Serrana, Glaucia Sbampato, que poderia ser candidata como presidente ou vice. Os secretários citados não foram encontrados para comentar o assunto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por