Em Araguari, PF descobre que um dos vídeos é falso

Pedro Rotterdan - Do Portal HD
28/09/2012 às 19:06.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:40

Depois de prender cinco pessoas por compra de votos em Araguari, no Triângulo de Minas, a Polícia Federal constatou que um dos vídeos que originou a investigação é falso. Ele teria sido feito por pessoas da oposição. Agora, a polícia vai investigar se as demais filmagens também foram montadas propositalmente. Nos próximos dias, mais pessoas devem ser ouvidas, entre eles o candidato acusado e o candidato opositor.

Segundo o delegado Ricardo Ruiz Silva, a linha de investigação foi modificada depois da descoberta. “Iniciamos as apurações há duas semanas até conseguirmos cumprir os mandados nesta sexta-feira (28). Fomos surpreendidos ao saber que um dos vídeos foi montado por pessoas de um partido contrário ao candidato que foi denunciado pela compra de votos”, disse ele.

Após a prisão de seis pessoas nesta sexta-feira, policiais federais e militares colocaram os envolvidos frente a frente em uma acareação e identificaram a falsidade do vídeo. “Houve contradição entre as histórias contadas e duas pessoas mudaram a versão contada anteriormente e confessaram a armação”, afirmou o delegado.

Um adolescente de 16 anos que aparece na filmagem vendendo o voto afirmou que teria recebido R$ 10 para participar da gravação. “Nos passou, inclusive, o nome das pessoas que teriam procurado ele. Vamos precisar de mais cautela neste caso daqui pra frente”, disse ele.

Durante a operação, nove pessoas foram detidas, sendo que cinco prestaram depoimentos e foram encaminhadas para um presídio da região e outras quatro apenas conduzidas para a delegacia e liberadas em seguida. Eles podem responder por compra de voto, formação de quadrilha e corrupção de menores, se os demais vídeos forem verdadeiros.

Pelo menos outros seis vídeos devem ser investigados. Em um deles, um homem entrega o título de eleitor para um homem e recebe R$ 50 em troca.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por