Em Itaquera, Holanda e Chile decidem quem deve enfrentar o Brasil

Gazeta Press
23/06/2014 às 08:16.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:06

(Luis Acosta e Yasuyoshi Chiba)

O primeiro adversário da Seleção Brasileira no mata-mata da Copa do Mundo deve estar em campo a partir das 13 horas (de Brasília) desta segunda-feira (22), em Itaquera. Caso os comandados de Luiz Felipe Scolari não sejam surpreendidos com uma goleada para Camarões e a desclassificação logo na fase de grupos do Mundial, as atenções precisarão estar voltadas para os dois times que já derrotaram e eliminaram a Espanha.

Após terem somado todos os pontos possíveis diante da Austrália e da campeã mundial em 2010, holandeses e chilenos, ao contrário do Brasil, já estão garantidos nas oitavas de final. O confronto do início da tarde define quem passa na liderança e enfrentará o vice-líder do grupo do Brasil, e qual equipe será a segunda colocada no grupo B, pegando o time que mais pontuou no grupo A.

A vantagem do empate é holandesa. Embora tenha vencido a Austrália na última rodada só por 3 a 2, os atuais vice-campeões conseguiram um saldo de gols superior por ter estreado impondo 5 a 1 na Espanha. O Chile alcançou seis pontos ao ter aplicado 3 a 1 nos australianos e 2 a 0 nos espanhóis, sendo obrigado a ter 100% de aproveitamento para assumir o primeiro lugar da chave.

O primeiro obstáculo do time laranja são os desfalques. Capitão e artilheiro, Van Persie cumpre suspensão por ter recebido dois amarelos, enquanto o zagueiro Bruno Martins Indi sofreu pancada na cabeça e ainda não está em condições de jogo. O técnico Louis Van Gaal ainda se mostrou preocupado com o zagueiro De Vrij e o meio-campista De Guzman, pendurados por terem recebido cartão.Van Gaal faz mistério, mas, da equipe que iniciou a vitória sobre a Austrália, além de Van Persie e Indi, só deve abrir mão de De Guzman, escalando Wijnaldum no meio-campo e formando o ataque com Lens e Kuyt ao lado de Robben. A ordem é esquecer a utilidade do empate e manter o espírito ofensivo que transforma a equipe no melhor ataque da Copa, com oito gols.

"Enfrentaremos o adversário mais difícil do grupo, como eu já tinha dito antes da Copa do Mundo. Será um grande oponente, mas eles enfrentarão a Holanda, que é difícil de ser vencida, como já provamos. O time deles marca por 90 minutos e pressionam como poucos times conseguem, explorando a posição em vez de acompanhar o jogador, e tem um ataque fantástico, muito criativo. Mas somos uma equipe ofensiva e queremos o primeiro lugar do grupo", avisou Van Gaal.

O Chile também esconde a sua escalação, mas não tem nenhum desfalque confirmado. Por ainda ter problemas físicos, Vidal pode ficar no banco de reservas e ser o único ausente entre os que foram titulares diante da Espanha - Gutiérrez e Valdivia, jogador do Palmeiras, disputam a sua posição. O meio-campista Aránguiz se recuperou de dores no joelho direito e segue na equipe, que tentará atacar sem se expor demais ao contra-ataque holandês."Teremos que ser inteligentes para neutralizar todo o potencial ofensivo da Holanda, que tem alguns dos melhores jogadores do mundo e servirá de parâmetro para o que podemos fazer nas oitavas de final. Vamos jogar com o que temos de melhor para tentarmos ficar em primeiro no grupo, sem desviar do nosso caminho", declarou o técnico Jorge Sampaoli.

FICHA TÉCNICA
HOLANDA X CHILE

Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 23 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Bakary Gassama (Gâmbia)
Assistentes: Evarist Menkouande (Camarões) e Felicien Kabanda (Ruanda)

HOLANDA: Cillessen; Janmaat, De Vrij, Vlaar e Blind; De Jong, Wijnaldum e Sneijder; Robben, Lens e Kuyt
Técnico: Louis Van Gaal

CHILE: Bravo; Silva, Medel e Jara; Isla, Aránguiz, Díaz e Mena; Gutiérrez (Valdivia); Sánchez e Vargas
Técnico: Jorge Sampaoli

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por