Em Minas, 14 ‘Dilmas’ e seis ‘Lulas’ apostam na força dos nomes para ganhar a eleição

Patrícia Scofield - Do Hoje em Dia
09/09/2012 às 08:45.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:07
 (Antônio A. Alvarenga/Divulgação)

(Antônio A. Alvarenga/Divulgação)

Candidatos a vereador pelo interior de Minas aproveitam a fama da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chamar a atenção do eleitor e tentar garantir o cargo nos legislativos. Nos 853 municípios do Estado, pelo menos 14 concorrentes apresentam-se como “Dilma” na campanha e seis como “Lula”.
A associação independe de os candidatos terem identificação política ou fisionomia parecida com as lideranças petistas. Em todo o país, são pelo menos 117 “Lula” e 148 “Dilma”.
Para Dilma Aparecida de Oliveira, ou “Dilma da Aviação” (PV), de São Sebastião do Paraíso, Sudoeste de Minas, o uso do nome da presidente tem ajudado a conquistar votos e prestígio. “É o meu nome de batismo, mas depois que a Dilma de lá se candidatou ao Planalto, o pessoal daqui prestou mais atenção em mim. Dizem até que fisicamente somos parecidas”, conta.
Ela tenta um cargo na Câmara Municipal pela segunda vez e diz se inspirar nos projetos sociais da xará Rousseff para compor seu plano para a cidade. “Quero distribuir verbas para as pessoas carentes como acontece no ‘Bolsa Família’, tirar crianças da rua e ajudar associações rurais”, acrescenta.
Por sua vez, a candidata Dilma Aparecida Moreira da Silva (PT) acredita que o fato de ela ter o mesmo nome d a presidente não interfere na campanha municipal.
“Não tem nada a ver. Ela é a presidente, eu sou eu. As pessoas perguntam que Dilma é essa de Conselheiro Lafaiete, mas elas sabem que é só uma coincidência”, pondera.

Os “Lulas” marcam presença em Prata, no Triângulo Mineiro, e em Ponte Nova, na Zona da Mata. Na primeira cidade, é Uriel Carlos Lança quem se apresenta como “Lula” (PR). Ele diz ter “barba cerrada” como a usada pelo ex-presidente antes do tratamento contra o câncer, e se inspira no petista.
“Ganhei esse apelido de amigos do serviço, pela barba mesmo. Aqui, ninguém conhece Uriel”. “Acho que me pareço com o ex-presidente também porque trabalho para melhorar a vida das pessoas e, agora, quero fazer isso na política”. Lula disputa o cargo pela primeira vez.
O Lula (PDT) de Ponte Nova foi registrado como Geraldo Magela Roberto Mendes, e recebeu o apelido por jogar como um ex-jogador de futebol do Atlético. Ainda sim, ele se revela um admirador do ex-chefe de Estado. “Ter Lula no nome ajuda a ganhar eleitores. Até porque poucos como ele vieram de baixo e conseguiram vencer na vida. Eu o admiro muito por isso”, afirma.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por