Emater de Montes Claros entrega 60 mil aves para produtores rurais

Jornal O Norte
05/03/2009 às 09:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:52

Janaína Gonçalves


Repórter


 


O programa Minas sem Fome é um projeto da Emater Regional de Montes Claros, que é desenvolvida desde 2007, para atender os produtores rurais em 22 municípios da região. De acordo como o coordenador técnico da Emater, Fernando  Chaves Mendes, várias famílias das áreas rurais são beneficiadas, com entrega de avinos e ração. -O intuito é que estes produtores tenham condições de melhorar a sua alimentação e fornece-los geração de renda - explica.




Produtores rurais recebem capacitação
no


programa Minas sem Fome.

Conforme o coordenador, para participar o produtor rural deve se enquadrar nas normas  do Pronaf -programa Nacional do Fortalecimento da Agricultura, onde o tamanho da propriedade deve ter cerca de 40 hectares, isso dependendo de cada município, além disso, 70% da renda devem ser originadas da área rural e tem que residir no local ou próximo.

- Na região que faz parte da Emater, os 4.130 beneficiados irão receber um total de 62.000 pintinhas e 367 sacos de ração. Ontem (4) em Montes Claros 700 famílias foram atendidas pelo programa. - Cada produtor recebe um kit com 15 aves e dois sacos de ração - acrescenta.

Após a entrega dos animais, em cada localidade um técnico da Emater, auxilia periodicamente os beneficiados com treinamentos, orientação a respeito da alimentação, manejo, raças, prevenção, vacinas, ração com alimentos alternativos.

- A intenção é dar a estas pessoas condições para desenvolver seu próprio negócio – ressalta o técnico.

MANEJO

A alta mortalidade de pintinhos na criação caipira está relacionada com o manejo e alimentação inadequada e com a não observância dos aspectos de higiene e sanidade.

Sejam pintinhos produzidos na propriedade, sejam adquiridos em incubadoras com um dia de vida, é preciso que recebam cuidados para que se desenvolvam saudavelmente, aumentando assim a produtividade da criação.

EXTENSÃO DO PROJETO

O Minas sem Fome é um subprograma do Fome Zero voltado para o combate à fome e desnutrição de 700.000 famílias e 4.600.000 pessoas do meio rural e de periferias urbanas de 600 municípios, através do governo de Minas Gerais, através da Empresa de Assistência  Técnica e Rural- Emater-MG.

Em todo o Estado as metas são possibilitar às populações vulneráveis à fome e à desnutrição o acesso aos meios para produzir alimentos componentes da cesta básica para consumo e como alternativa de incremento de renda, visando a assegurar a segurança alimentar e nutricional dessa população, de forma permanente e sustentável.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por