Emater é finalista do Prêmio ANA 2010

Jornal O Norte
15/10/2010 às 10:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:41

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) é uma das finalistas do Prêmio ANA deste ano. O concurso, uma iniciativa da Agência Nacional de Águas, tem como tema: “Água: o desafio do desenvolvimento sustentável”. A instituição pública mineira concorre com o projeto de preservação ambiental, “Rio das Pedras: sangue de nossa terra, parte de nossa gente”, desenvolvido no município de Glaucilândia, no Norte de Minas, em parceria com a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

De acordo com o extensionista do escritório local da Emater, Antônio Dumont, cerca de 500 famílias de Glaucilândia foram atendidas pelo projeto. Além das ações contínuas de educação ambiental, o que inclui dias de campo; excursões técnicas, para conhecer a gestão do uso da água e a coleta seletiva de lixo em outros municípios; seminários e capacitações para agricultores, estudantes e educadores; o projeto já executou várias obras. Entre elas, 605 bacias de captação de água de chuva, 15 quilômetros de proteção de topo de morro e de nascentes, além da reposição de mata ciliar e topo de morro, com o plantio de 15 mil mudas de árvores frutíferas e nativas.

O projeto está sendo desenvolvido no município desde 2005 e abrange a sub-bacia do rio das Pedras, que deságua no rio Verde Grande, um dos principais afluentes do rio São Francisco. Segundo Dumont, a iniciativa integra, portanto, a série de ações de um projeto maior, que é o da revitalização do Velho Chico. Ainda de acordo o técnico da Emater, os primeiros resultados favoráveis começaram em 2006 e hoje já é possível observar uma perenização dos cursos de água na região. “Este ano, durante o período de seca, com as ações ambientais, muitos córregos permaneceram com água, aliviando o sofrimento de muitas famílias”, afirma.

O Prêmio ANA 2010 recebeu 286 inscrições. A Emater é uma das três finalistas na categoria Empresa. Os vencedores de todas as sete categorias serão conhecidos em cerimônia agendada para 1º de dezembro deste ano, no teatro da Caixa Cultural de Brasília (DF). (Fonte: Agência Minas)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por