Embrapa participa de encontro latino-americano sobre utilização do milho na alimentação humana

Jornal O Norte
14/10/2008 às 10:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:46

Com a participação de 12 países latino-americanos, teve início na última semana em Caracas, Venezuela, o segundo encontro “Somos de Maíz”, evento que tem o objetivo, segundo o Ministério de Comunicação e Informação da Venezuela, de mostrar o compromisso da população do continente em utilizar o milho como alimento, além de reforçar a importância cultural do cereal. Palestras, conferências, exposições, degustações de pratos típicos elaborados com o milho e atividades culturais foram realizadas até ontem, domingo, 12. Na abertura, o presidente venezuelano Hugo Chávez discursou, oficializando o início do encontro.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa do evento, com uma palestra que foi apresentada ontem,domingo pelo chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Antônio Álvaro Corsetti Purcino. Antônio Álvaro abordará o papel da Embrapa na revolução agrícola brasileira e as perspectivas para o milho no país, além dos passos que devem ser seguidos pelo agricultor em busca do aumento da produção e da produtividade.

Durante as conferências, experiências brasileiras foram apresentadas por antropólogos e atuantes de movimentos sociais, como Luitgarde Oliveira Cavalcanti, Frei Sérgio e José Maria Tardin, onde a crise mundial de alimentos, a geografia da fome e propostas de políticas públicas para a agroecologia serão temas retratados. Outros assuntos que serão apresentados por palestrantes de países latino-americanos foram o debate entre os transgênicos e a agroecologia, os biocombustíveis, os recursos genéticos, sistemas de produção e o melhoramento de cultivares de milho tropical.

Programações culturais aconteceram paralelamente ao evento, sendo que a compositora, intérprete e instrumentista brasileira Socorro Lira participa da abertura e do encerramento do encontro. Leia notícias sobre o evento em páginas oficiais do governo venezuelano: Ministério del Poder Popular para la Comunicación y la Información e Venezoelana de Televisión.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por