(Mariela Guimarães/Divulgação)
A experiência bem sucedida do Grupo Allcontrol Engenharia no Brasil vai ser exportada para a Argentina. A empresa mineira, que já presta serviços para a Fiat em Betim, vai inaugurar sede própria na cidade Córdoba. O investimento inicial será de R$ 1,2 milhão em maquinário e toda estrutura operacional que funcionará em um galpão de 1.500 metros quadrados onde serão realizados serviços de automação industrial do novo veículo que a fabricante lançará no país. [/TEXTO]
Fundado em 2010, o grupo teve como foco inicial a produção de softwares para automação industrial. Um ano depois a empresa iniciou a instalação de painéis elétricos e, hoje, já atua com instalações mecânicas e robótica.
O fundador e presidente do Grupo Allcontrol Engenharia, Ronaldo Vieira, explica que a expansão de negócios para o país vizinho surgiu a convite da própria Fiat e demandou profundos estudos de mercado. “O projeto é de lançamento de um SUV. É algo que não acontece há 10 anos no país”, revela Vieira.
Além da expansão geográfica, novos serviços foram agregados ao portfólio da empresa, como a construção da primeira fábrica de pellets (combustíveis feitos a partir de serragem) no Brasil, que está localizada no Rio Grande do Sul. “Estamos sempre buscando inovações e nos adaptando às demandas do mercado. É dessa forma, e com muita persistência, que conseguimos crescer nos últimos anos”, comenta Viera.
Expectativa
As mudanças políticas acontecidas na Argentina com a entrada do presidente Mauricio Macri também[/TEXTO] influenciaram na decisão da Allcontrol. Vieira afirma que o novo governo argentino já sinalizou que investirá no mercado energético, o que beneficiará o setor automotivo no país. “Eles estão vivendo uma arrancada que o Brasil só deverá ter daqui há algum tempo”, argumenta.
O grupo possui, ainda, experiências internacionais com projetos na fábrica da Chrysler na Venezuela. Agora, com a chegada à Córdoba, a Allcontrol quer garantir espaço em no mercado global da cadeia automotiva.
“Não é apenas um projeto, mas a expansão real da empresa, com departamento comercial ativo, pessoal e estrutura completa em Córdoba. Chegamos para ficar, nosso objetivo é conquistar o mercado argentino como conseguimos fazer no Brasil”