A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte promove nesta terça-feira (23), às 14h, um encontro com a pesquisadora Daniela Figueiredo, para um debate sobre o seu estudo “Formação de jovens leitores em bibliotecas públicas: aspectos sociais e subjetivos de práticas e escolhas de leituras literárias”, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais. O evento tem entrada gratuita.
O estudo realizado pela pesquisadora coloca em contraposição o discurso da não-leitura da juventude difundido em diversos contextos da nossa sociedade, e comprova a influência da família como principal instância de incentivo à leitura literária no cotidiano de crianças e jovens, além de mostrar que o diálogo sobre os livros lidos é importante para o envolvimento em práticas leitoras.
O estudo ainda destaca que a identificação com narrativas e suas personagens favorece a aproximação com os textos literários.
De acordo com Daniela Figueiredo, apesar de confirmar que a escola tem papel importante na formação de leitores, especialmente pela indicação de leituras aos jovens, o destaque principal do estudo são as bibliotecas públicas e o papel dos bibliotecários. “Tais espaços favorecem o encontro e a reflexão sobre os textos. Esses profissionais aproximam jovens e livros, dando sugestões e descobrindo os textos que podem agradá-los”, completa ela, que é graduada em pedagogia pela UEMG, possui pós-graduação em Adolescência e Relações de Gênero e é mestre em Educação.
Encontro de formação de jovens, literatura e bibliotecas públicas – Biblioteca Pública Infantil e Juvenil (Rua Carangola, 288). Nesta terça-feira (23), às 14h. Entrada Gratuita