A misericórdia nas palavras do Papa Francisco

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
11/06/2016 às 19:54.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:51

Misericórdia é um dos temas mais abordados pelo Papa Francisco desde que assumiu o pontificado. Assunto recorrente da Bíblia, este é também o tema de “A Misericórdia Sustenta a Vida da Igreja”. A publicação, vale dizer, não foi criada pelo líder religioso. Na realidade, é um compilado de mensagens, discursos e homilias do pontífice, em grande parte, dirigidos diretamente aos católicos. Ao todo, são 44 textos distribuídos em 166 páginas. Da Edições Fons Sapientiae, a obra foi organizada por dom Hugo Cavalcante e a apresentação é do padre Júlio Lancellotti. 

A obra é um convite aos católicos a experimentarem a vida pregada por Jesus, isto é, não “trancafiada” na igreja. Parafraseando o livro sagrado, o Papa diz que é preciso “ir e fazer discípulos de todas as nações” (Mateus 28: 19). “Partilhar a experiência da fé, testemunhar a fé, anunciar o Evangelho é o mandato que o Senhor confia a toda a Igreja, também à você”, afirmou Francisco, na missa feita na Praia de Copacabana, encerrando a 28ª Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013.

DIVORCIADOS

O livro traz também algumas respostas dadas pelo pontífice à imprensa, como quando o jornalista Gian Guido Vecchi questionou sobre o acesso aos sacramentos para os divorciados que voltaram a casar. Em resposta, o Papa fala que Deus é misericordioso e não se cansa de perdoar, mas não dá uma posição final. “(...) Este problema deve ser estudado no quadro da pastoral do matrimônio”, disse. 

A publicação registra ainda a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, de novembro de 2013, na qual Francisco pede para os cristãos escutarem o clamor dos pobres e terem misericórdia. 

Um dos últimos recados é o feito na abertura da “Porta Santa Caridade”, em Roma, em dezembro de 2015. Nele, o Papa relembra a humildade com que Jesus vivia e pede para Deus abrir o coração de todos para a “Palavra do Senhor” e a “Porta da Caridade”. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por