Academia Brasileira de Letras anuncia seus prêmios literários 2013/2014

Elemara Duarte
07/07/2014 às 19:25.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:18

A Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou nesta segunda-feira (7) os ganhadores de seus Prêmios Literários de 2014, para obras publicadas em 2013. Entre eles, está o contista mineiro Luiz Vilela, que venceu a seleção pelo seu contemplativo livro "Você Verá. O Prêmio Machado de Assis, o mais importante da ABL, foi para o cientista político, pesquisador e professor pernambucano Vamireh Chacon.

Luiz Vilela lançou "Você Verá" sob o carimbo da Editora Record. No livro de contos, este mineiro de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, investiu com maestria na construção de diálogos. A habilidade em fazer um texto de livro com possibilidade para ser "falado" faz de Vilela um importante escritor para a produção cinematográfica.

"O pessoal acha que os contos são muito cinematográficos. O diálogo tem que ser natural. A naturalidade do texto não é a da vida", justificou em uma das entrevistas que deu ao Hoje em Dia.

Para conseguir esta naturalidade, Vilela tem uma receita: "Leio em voz alta. Eu faço como se fosse um texto teatral. Se a voz for feminina, também mudo a entonação".

Vida e obra

Ainda na adolescência, Luiz Vilela mudou-se para Belo Horizonte, onde se formou em Filosofia pela UFMG. Anos depois, participou do grupo do "Suplemento Literário", em BH, e, nos anos 1960, já em São Paulo, trabalhou como repórter no "Jornal da Tarde".

Luiz Vilela já publicou mais de 15 livros e tem textos publicados em dez países, especialmente em antologias.

Reconhecimento

O vencedor do Prêmio Machado de Assis, Vamireh Chacon, receberá R$ 100 mil. Os demais escritores ganharão R$ 50 mil, juntamente com os diplomas, que serão entregues na próxima quinta-feira (17), no Petit Trianon de Versailles, prédio histórico da ABL no Rio de Janeiro.

Na ocasião, ainda serão antecipadas as comemorações dos 117 anos de fundação desta que é a academia literária mais conhecida do país. A ABL foi fundanda em 20 de julho de 1897, com a presença de dezesseis acadêmicos, em cerimônia cuja abertura contou com a presença do primeiro presidente da instituição, Machado de Assis (1839-1908).

Vencedores dos Prêmios ABL

- Na categoria Poesia, Gabriel Nascente, venceu o prêmio pelo livro "A Biografia da Cinza";

- Ficção (Romance, Teatro e Conto), Luiz Vilela, "Você Verá";

- Ensaio e Crítica Literária, João Cezar de Castro Rocha, "Machado de Assis: Por Uma Poética da Emulação"

- Literatura infantojuvenil, Tatiana Salem Levy, por "Tanto Mar"; e Mirna Pinsky, por "Um Menino, Sua Amiga, Um Fichário e Dois Preás";

- Tradução, Safa Jubran, "E nós cobrimos seus olhos";

- História e Ciências Sociais, Lília Moritz Schwarcz, "Batalha do Avaí";

- Cinema, dividido entre Matthew Chapman e Julie Sayres, pelo roteiro do filme "Flores Raras", dirigido por Bruno Barreto.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por