"Águas Encaixotadas" leva aquário artificial de 20 metros à Praça da Estação

Hoje em Dia
Publicado em 20/06/2013 às 10:10.Atualizado em 20/11/2021 às 19:17.

O que indica que um rio está limpo não está em nenhum livro de ciência, chama-se lavadeira. Quando a lavadeira sai do rio, é porque ele não está limpo. O Arrudas teve peixes, teve lavadeiras; conta-se que, pelos anos 50, elas já não estavam mais lá...

E até a próxima terça (25), em vez do rio, um aquário artificial de 20 metros de comprimento, com belos e grandes peixes, também artificiais, ocupará a Praça da Estação. A intervenção "Águas Encaixotadas" trará ao espaço público elementos visuais que contrastam com o furor dos centros urbanos, lembrando o que não existe mais.

O projeto pretende incentivar o público a rever os conceitos de rios em cidades, assim como levar à contextualização do local, conduzindo o olhar do espectador ao lugar por onde passa todo dia, às vezes sem perceber. Para sua realização, uma oficina gratuita foi ministrada pela diretora Carolina Rosa, para jovens a partir de 17 anos. O trabalho baseou-se na relação dos corpos em diferentes contextos tempos-espaciais, sociais e culturais.

"Águas Encaixotadas" é o resultado do processo de experimentações e estudos realizados por Carolina Rosa e Regina Ganz, desde 2008, quando fundaram a Cia Estrambótica. As artistas pesquisam, desde então, novos formatos de linguagem, como na peça "Tá Sentado?", apresentada em março de 2013 em pontos de ônibus, utilizando-se de elementos do teatro pós-dramático e da intervenção.


Serviço

Intervenção "Águas Encaixotadas", por Carolina Rosa e Regina Ganz, rola no canteiro central da avenida dos Andradas, na Praça da Estação, nos dias 20, 23 e 25, das 17h30 às 19h30. No dia 22, das 11 às 13 horas. Duração: 2 horas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por