Cultura

Alunos e professores de escolas públicas de BH participam do 'Memórias do Clube da Esquina'

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/07/2023 às 14:06.

(Caio Passarelli)

Instituições de ensino de Belo Horizonte recebem até outubro o "Memórias do Clube da Esquina nas Escolas”. O projeto, que mostra o movimento musical que despontou em Minas e reverberou mundo afora, é direcionado a alunos, a partir do quarto ano, de 9 a 14 anos, e educadores, de 11 colégios públicos.

Na prática, a proposta é trabalhar o tema por meio de disciplinas como o português (literatura e leitura), artes, música, história e todas as disciplinas interessadas, ao longo o ano letivo. Até o fim do projeto, estima-se que 80 professores e 6 mil alunos tenham participado das ações.

A primeira etapa segue até agosto e consiste na capacitação de professores de forma presencial. Na segunda fase, haverá um seminário online, com pesquisas e criação de atividade para sub grupos de professores por área e trabalhos dos jovens nas escolas.

Na terceira e última fase, os alunos envolvidos irão apresentar os trabalhos nas respectivas instituições, em eventos abertos às comunidades escolares e com a presença dos gestores dos projetos.

Em agosto e setembro, os estudantes participam, ainda, de caravanas que irão desembarcar no emblemático bairro de Santa Teresa. Nesta etapa, a ideia é que os alunos conheçam de perto alguns dos espaços da região que serviram de cenário para que o Clube da Esquina adquirisse a envergadura que caracteriza o movimento.

O "Memórias do Clube da Esquina nas Escolas" é um desdobramento do "Clubinho da Esquina”, destinado à chamada "primeira infância", também direcionada a escolas municipais de Belo Horizonte. "Agora, o nosso público alvo é o aluno do 4º ao 9º ano", explica Bianca Luar, coordenadora pedagógica da iniciativa.

Virgínia Câmara, diretora executiva do projeto, explica que nesta edição, o foco é a sensibilização e ampliação do repertório cultural  dos multiplicadores.“Buscamos levar até eles de forma criativa uma seleção do cancioneiro Clube da Esquina para a apropriação de atividades que possam dialogar com as mais variadas áreas de conhecimento".

Ao todo, nove escolas municipais e duas estaduais serão contempladas com o projeto. Desse número, duas estão localizadas no bairro de Santa Tereza - Escola Municipal Professor Lourenço De Oliveira e Escola Estadual José Bonifácio, enquanto as demais em diversas regiões de BH, principalmente em áreas de vulnerabilidade, sendo elas Escola Municipal Jonas Barcelos, Escola Municipal Heber José De Souza, Escola Municipal Domiciano Vieira, Escola Municipal Rui Da Costa Vl, Escola Municipal Senador Levindo Coelho, Escola Municipal Hilton Rocha, Escola Estadual José Miguel Do Nascimento, Escola Municipal Padre Edeimar Massote e Escola Municipal Francisco Campos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por