André Mehmari mostra o 'Clube da Esquina para crianças' no 'Savassi Festival'

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
Publicado em 10/07/2015 às 06:27.Atualizado em 17/11/2021 às 00:50.

A edição 2015 do “Savassi Festival” chega ao seu último fim de semana com uma programação convidativa, especialmente para quem gosta de shows ao ar livre. No palco montado na Praça da Liberdade, haverá nove apresentações gratuitas divididas entre esse sábado (11) (a partir das 15h30) e domingo (a partir das 11h30).

Mas a grande novidade é o palco montado na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, com foco no público infantil – no domingo, a partir das 15h. Apelidado de “Jazzinho”, o evento terá três apresentações de alto nível instrumental.

Um deles é o “Clube da Esquina para Crianças”, apresentado às 16h30 pelo grande nome do festival este ano, o compositor e pianista fluminense André Mehmari. O programa traz clássicas canções do movimento mineiro com versões ao piano.

“Em 2009, fiz um disco com esse repertório. Eu já havia gravado um álbum de Beatles para crianças que havia feito muito sucesso e a gravadora me pediu outro”, conta Mehmari. “Os pais falam comigo que ouvem os discos com os filhos e acho isso muito valioso, pois é a música aproximando gerações”.

Jazz e sinfonia

O pianista também realizou um workshop na Escola de Música da UFMG e é o compositor comissionado de 2015 para apresentar uma obra inédita para a “Noite de Gala”, parceria entre “Savassi Festival” e a Fundação Clóvis Salgado. Esta noite, ele se apresenta ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do vibrafonista Antônio Loureiro.

O “Concerto Duplo para Piano e Vibrafone” é uma peça marcada pela inusitada combinação entre piano, orquestra e vibrafone, com equilíbrio entre material escrito para os instrumentos e improvisos.

“No início, quando fui convidado para fazer a obra para a Sinfônica, a intenção era fazer uma composição para piano e orquestra. Como surgiu a oportunidade de ter a participação do Loureiro, sugeri que fizéssemos a peça para piano e vibrafone”, diz Mehmari, explicando que nunca viu uma obra que contemplasse essa formação. “Não tive referências, mas isso é bom para buscar caminhos próprios”.

Regente desta noite, o maestro Marcelo Ramos diz que essa é a peça mais sinfônica feita para o projeto, iniciado em 2011. “É a primeira vez em que não teremos baixo e bateria na apresentação”, adianta.

Requisitado

Aos 38 anos, Mehmari é um dos compositores mais requisitados do país. Neste momento, ele compõe para a Filarmônica de Minas Gerais e para a Sinfônica de Mato Grosso. Acaba de entregar uma peça para a Petrobras Sinfônica e vai preparar uma peça para a comemoração dos 80 anos do Quarteto de Cordas de São Paulo.


OLHO: A “Noite de Gala” acontece nesta sexta-feira (10), às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537), com entrada a R$ 10 e R$ 5 (meia). A programação do “Savassi Festival” pode ser conferida no hojeemdia.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por