Angela Lago transforma "Cântico dos Cânticos" em narrativa puramente visual

Jaqueline da Mata - Hoje em Dia
Publicado em 07/10/2013 às 09:18.Atualizado em 20/11/2021 às 13:07.

Com um tratamento gráfico à altura do que é considerada a obra-prima de Angela Lago, "Cântico dos Cânticos" será relançada dia 29 deste mês em São Paulo, e dia 9 de novembro em Belo Horizonte pela Cosac Naify. A nova edição, com a capa dourada em papel metalizado, traz os depoimentos de Ferreira Gullar – que elogia o talento da ilustradora e sua linguagem visual – e do professor Edmir Perrotti, que incentivou a amiga a colocar no papel a inspiração que teve por meio de um sonho.

A autora construiu um poema visual (uma releitura do livro bíblico "Cântico dos Cânticos"), que pode ser lido de trás para frente ou de cima para baixo; ora lendo a história do homem, ora a da mulher. A obra é toda desenhada sob a ótica da terceira dimensão (inspirada na estética árabe) com exceção da página do meio – ponto em que o casal se encontra: "É linda a ideia do eterno retorno, de ir, de voltar, enfim, de uma busca que não cessa. Usei as construções da terceira dimensão seguindo a linha da ilusão, menos na página do meio, a do encontro, pois ali não tem ilusão, é fato", comenta Lago. O leitor poderá observar ainda a relação das cores que mostram quando é dia e quando é noite. "A busca dela é a noite e a dele é durante o dia. É o feminino e o masculino", enfatiza.

O livro permite diversas leituras. Lúdico, pode divertir crianças (com suas "ilusões"), adolescentes que se iniciam nos segredos do amor e os adultos que já experientes podem enxergar na obra as complexas questões existenciais.

A ideia partiu de uma conversa despretensiosa entre a autora e um amigo, o professor Edmir Perrotti, sobre criação, literatura e livros infantis. Angela contou a ele que aos 13 anos teve o primeiro contato com o poema bíblico que a fascinou. Anos depois teve um sonho: "Eram duas pessoas andando em direções opostas e enquanto uma envelhecia a outra rejuvenescia, mas se encontravam neste meio tempo", conta a escritora. Ainda durante o papo, ela comentou com o amigo a vontade de traduzir esse "deslumbramento" em imagens, mas não sabia como. Foi quando Perrotti a apoiou e incentivou. O fato está narrado em depoimento de Perrotti que acompanha o livro.

Angela Lago nasceu em Belo Horizonte, 1945. Formada em serviço social, morou na Venezuela e na Escócia, onde estudou desenho gráfico. Quando voltou ao Brasil (1970), resolveu fazer o que mais gostava: contar histórias. Recebeu diversos Prêmios Jabuti e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ, além de outros internacionais. A maior parte da obra da escritora e ilustradora é dedicada às crianças.


Lançamentos: Dia 29/10,às 19h30 na Casa de Livros - São Paulo. Em Belo Horizonte, dia 9/11,às 11 horas, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil (rua Carangola, 288, Santo Antônio).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por