Eles parecem surgir do nada e imediatamente estão com a “corda toda” nas redes sociais. Estamos falando dos aplicativos que teimam em fazer adivinhações sobre a vida dos usuários. Mal dá tempo de curtir um e já surge outro mais curioso ainda. Um dos mais recentes “tira” a maior onda da página Wikipédia – a enciclopédia virtual livre.
Quem quiser entrar na brincadeira, deve acessar o site wiki.o-verdadeiro-eu.pt, desenvolvido em Berlim, na Alemanha. Somente a fanpage, que foi criada no último dia 1º de junho, há mais de 80 mil curtidas.
Logo de início, o portal avisa: “Esta página vai criar uma página de paródia na Wikipédia talhada para ti, tendo acesso ao teu perfil no Facebook. Não vamos postar nada no teu mural; no entanto, assim que criares a tua página podes partilhá-la com os teus amigos. Mas, por favor: usa só a nossa página, se não te faltar completamente o sentido de humor. ;)”.
O estudante de Engenharia Elétrica, Cristiano Silva, de 26 anos, resolveu testar o aplicativo e o resultado foi digamos, assim, “razoável”. Isso porque, se fosse parar nas páginas do Wikipédia, ele seria nada menos que um hollywoodiano – mais precisamente um duplo legendário de grandes filmes, que, na última acrobacia, saltou em queda livre a 4 mil metros sem pára-quedas e ainda saiu ileso. Ele tem ainda em seu currículo o fato de grelhar marshmallows num vulcão ativo, além de um patrimônio estimado em 238 milhões de dólares, é mole? “Que sonho (kkkkkkk). Gostei muito! Muita gente riu aqui no Facebook também”, disse.
Com quem o meu filho se parece?
Outro que está fazendo sucesso nas redes sociais é o Like Parent. Aqui a ideia é descobrir se a criança se parece mais com a mãe ou com o pai. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo, que é gratuito para Android e iOS. Ele permite que sejam adicionadas as fotos do casal e do filho e rapidamente diz com quem o herdeiro se parece mais, com direito a porcentagem e tudo.
Quantos anos você tem?
Após o sucesso do site how-old.net, da Microsoft, agora é a vez do portal pt.nametests.com adivinhar a idade das pessoas. Se no how-Old.net a tecnologia usada era a de reconhecimento facial, na Nametests.com a projeção parece ocorrer de acordo com as publicações do usuário, já que faz uma “análise” do Facebook dele. A semelhança entre os aplicativos é que costumam passar longe de acertar a idade das pessoas.
A jornalista Wanessa Viegas, de 26 anos, por exemplo, questiona a eficiência do mesmo. “Adorei ter 'ficado' sete anos mais nova. Mas acho que o aplicativo não tem coerência. A mãe de uma amiga fez o teste e deu que ela tem 23 anos, sendo que já passou dos 50”, afirma.