Há uma artista plástica procurando segredos valiosos nos prédios da Praça da Liberdade. O nome dela é Márcia Franco e um de seus costumes é ir até a praça mais charmosa de BH com uma câmera fotográfica nas mãos para achar tais preciosidades, registrá-las e transformá-las em aquarelas. Parte deste garimpo, especificamente os "segredos" das fachadas destes imóveis históricos, está em exposição no PDD – Espaço de Arte, até 3 de outubro.
Para cumprir a outra parte do projeto, a artista vasculha a área interna dos prédios antigos e já ultrapassa os limites da praça em busca de imóveis tombados e recentemente restaurados da capital. Veja a galeria logo abaixo e tente descobrir de onde vêm os segredos de Márcia Franco iluminados pela luz do sol.
São janelas elegantes sob as folhas, florões sobre portas, grades em arabescos. Detalhes que têm o poder de prender a atenção até do mais relapso cidadão. Mas até chegar a eles é onde mora o desafio...
Afinal, estas relíquias arquitetônicas estão misturadas com outros inúmeros apelos da cidade. Por isso acabam passando despercebidos pela maioria das pessoas. Mas, obstinada, Márcia Franco driblou estas barreiras da metrópole e se empenhou no desbravamento. A mostra “Realismo Poético nas Fachadas da Liberdade", em cartaz, traz seis resultados deste empenho solitário da artista.
"Comecei a fotografar os prédios há três anos. Eu gosto da arquitetura neoclássica (que há em boa parte dos prédios centenários de BH). Quis ressaltar o reflexo do sol nas janelas", diz. Até agora foram feitas 12 aquarelas. Os detalhes das fachadas também viraram cartões postais e capas de bloquinhos comercializados pelo perfil do Facebook da pintora e na loja do PDD - Espaço de Arte.
"Há muita coisa bonita em Belo Horizonte. O prédio da Vale (Memorial Minas Gerais Vale) é o que eu mais gosto. Estou planejando fotografá-lo internamente para fazer outras aquarelas", diz.
Os desenhos são feitos com base nas fotografias que Márcia faz. "O olhar é meu. E este processo tem que começar na foto. Mesmo que eu não seja uma profissional da fotografia, priorizo isso", explica.
Márcia Franco é professora de aquarela e desenho da Escola Guignard, da UEMG. Como artista plástica ela possui vastos trabalhos em ilustração de livros infantojuvenis e botânicos.
SERVIÇO
Exposição “Realismo Poético nas Fachadas da Liberdade”, no PDD – Espaço de Arte, anexo à loja Patrícia de Deus – Ideias e Papéis (rua Fernandes Tourinho, 145, Savassi). Até 3 de outubro. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h; e sábados, das 9 às 14h. Grátis.
Advinhe em quais prédios da Praça da Liberdade estão os cliques aquarelados de Márcia Franco:
Crédito: Os direitos autorais das imagens da galeria acima são da artista plástica Márcia Franco
Legendas:
1 - Memorial Minas Gerais Vale (florão em meia-lua)
2 - Centro de Informação ao Visitante (paredes azuis e grade)
3 - Centro de Informação ao Visitante (paredes verdes)
4 - Centro Cultural Banco do Brasil (janela branca sob folhagem marrom)
5 - Centro Cultural Banco do Brasil (paredes amarelas e flor de ipê)
6 - Casa particular, Rua Sergipe esquina Rua Bernardo Guimarães (parede vermelha com reflexo de folhagens)
7 - Memorial Minas Gerais Vale (parede laranja sob galhos com flores de ipê)
8 - Museu das Minas e do Metal, MM Gerdau (parapeito branco com folhagens)
9 - Palacete Dantas (moldura branca da janela e galho à direita)
10 - Palacete Dantas (portão com data, "1916")