(Bruna Moreira)
Quando se pensa em um destino no Uruguai, a cidade de veraneio de Punta del Este sempre surge como primeira e até mesmo como única opção de viagem. Sem a mesma visibilidade comercial nas agências de viagens, a pequenina Colonia del Sacramento parada obrigatória para quem visita o país.
A cerca de 180 quilômetros de Montevidéu, Sacramento se destaca por seu centro histórico protegido por fortificações erguidas no período da colonização espanhola.
Banhada pelo Rio da Prata, não é das melhores opções de banho, mas quem quiser arriscar um mergulho, fique à vontade. Mesmo assim, trata-se de um lugar encantador. A mistura de construções históricas de vários períodos convivem em harmonia, sendo protegidas por canhões e um farol.
Muito arborizada, a cidade é aprazível em qualquer época do ano, mesmo no verão, quando os termômetros esbarram nos 38 graus Celsius.
Por ser diminuta, não se demora para conhecer toda a cidade velha. Daí, o ideal é tirar um dia de viagem para esmiuçá-la. Quem chega pela manhã consegue fazer uma varredura em pouco mais de duas horas e descobrir seus pequenos segredos, como a imagem de São Miguel Arcanjo, cravada nas ruínas das muralhas, assim como um mapa esquecido sob uma árvore e seu simpático porto.
Mesa farta
Depois do passeio, o ideal é sentar-se a uma mesa nos diversos cafés e restaurantes à beira do rio e apreciar a culinária local. Uma dica é pedir uma parrilla completa, em que os miúdos assados exigem determinação do glutão. Os preços giram em torno de R$ 70 para duas pessoas, o que é bastante razoável em uma cidade turística.
Quem quiser curtir a noite não vai se arrepender, pois a cidade fica ainda mais charmosa, com suas lanternas acesas. Mas para isso é preciso pernoitar. Há boas opções de hospedagem.
A programação noturna é muito mais animada do que na capital, tanto que atrai bastante argentinos da outra margem do rio. Vale conferir.
Saiba mais na http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/shelf/93