Alceu Valença atende o telefone com uma voz diferente. "Gostou do meu sotaque? É anglófono", explica o cantor pernambucano, atração deste sábado (28), na Festinha Junina, no bairro Olhos D'Água. Ele inicia a entrevista falando de um de seus temas preferidos: a democratização do acesso à música.
Lá nos anos 1980, lembra o autor de "Anunciação" e "Morena Tropicana", os executivos de gravadora faziam sugestões que eram quase uma afronta para Valença. "Vinham me pedir para gravar balada e eu explicava que aquilo não estava dentro de minha alma, de meu espírito. Eu falava que não queria", lembra.
A sugestão vinha de uma forma de trabalhar da indústria fonográfica que, de acordo com o artista, enfatizava músicas anglófonas. "Quem me alertou isso, anos atrás, foi o pai de Cazuza, João Araújo. As gravadoras compravam as execuções nas rádios para botarem esse tipo de música".
Agora, comemora Valença, "as pessoas escolhem o que elas querem ouvir, porque a pirataria acabou com a indústria do disco", possibilitando ouvir canções de outras nacionalidades. É assim que ele explica o fato de uma música lançada em 1992, "La Belle de Jour", ter viralizado na internet.
"Para nós, que não somos anglófonos, tem sido muito bom, catapultando a música popular de qualquer parte do mundo", assinala o cantor, destacando que, nessa esteira, o forró virou um fenômeno mundial. "Um jornal da Ucrânia, depois de anos que lancei 'Forró de Todos os Tempos', fez uma resenha do disco".
Um dos maiores sucessos de Alceu Valença, "Anunciação" já ganhou versões em espanhol, catalão e italiano, além de receber adaptações para as arquibancadas de futebol, cantadas pelas torcidas de Fluminense e Sport. "La Belle de Jour" conta com centenas de vídeos no YouTube com crianças soltando a voz.
Um amigo músico francês, morador na cidade de Montpellier, mandou um recado para o cantor sobre um restaurante na cidade que tinha colocado "Xote das Meninas" em sua playlist de música ambiente. Um sucesso que se vê nas plateias cada vez mais joviais, na faixa entre 19 e 25 anos.
Em julho, ele seguirá para uma turnê na Europa, passando por nove cidades, entre elas Berlim, entre elas Amsterdã, Londres e Madri. Antes, dará um giro pelo Brasil com um show próprio para as festas juninas, com um repertório voltado para o forró. "Estreio (esse formato) em Belo Horizonte, que é totalmente diferente de quando estou num palco de teatro", avisa.
SERVIÇO
Alceu Valença na Festinha Junina Neste sábado, a partir das 18 horas, na Rua Gabriela de Melo, 565. no bairro Olhos d'Água. Ingressos: R$ 230, com aquisição pela plataforma Sympla.
Leia mais