'Órfãs de dinheiro'

Atriz mineira Inês Peixoto encena peça autoral sobre vulnerabilidade feminina no Minas

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
17/07/2023 às 14:43.
Atualizado em 17/07/2023 às 14:44
Inês Peixoto é mineira de Belo Horizonte (Divulgação/assessoria do Minas)

Inês Peixoto é mineira de Belo Horizonte (Divulgação/assessoria do Minas)

A atriz mineira Inês Peixoto estará no palco do Teatro do Minas no próximo sábado (22), às 20h, com a única apresentação do espetáculo ‘Órfãs de dinheiro”, escrito e encenado por ela mesma. Vai contar a história de três mulheres em situações diferentes de vulnerabilidade, decorrentes da impossibilidade de autossustentação.

Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou no site Eventim. A classificação é 12 anos.

O espetáculo traz um recorte das diversas formas de vulnerabilidade que as mulheres estão suscetíveis no Brasil e no mundo. Dessa forma, Inês apresenta uma mulher vendida para exploração sexual ainda criança; uma refugiada que luta pela própria sobrevivência e de seu bebê; e uma empregada sonhadora. No espaço cênico, apenas uma canoa - presente nas três narrativas - confere à encenação a simbologia de uma travessia que deve ser realizada.

Os relatos convidam o público a refletir sobre a necessidade de emancipação econômica da mulher e da importância do direito à escolaridade como requisitos básicos na luta contra a desigualdade de gênero. A peça traz uma reflexão sobre o tema, mas no lugar da fantasia, o que é importante. Não é um trabalho conceitual, é mais sensitivo e vai direto ao coração.

A partir da leitura do livro “Modernismo localista das Américas”, de Paulo Moreira, a dramaturga encontrou o viés da narrativa do espetáculo. O livro analisa 15 contos de William Faulkner, Guimarães Rosa e Juan Rulfo, que abordam acontecimentos em áreas rurais e grandes centros urbanos. Em uma das estruturas de análise, três contos são reunidos no capítulo “Órfãs de dinheiro”, título que serviu de inspiração para a criação das histórias originais do espetáculo.

Serviço:
Órfãs de dinheiro, com Inês Peixoto

Data: 22 de julho, sábado
Horário: 20h
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 40 (inteira) - clique aqui para comprar

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábados, das 12h às 20h ou até 30 minutos após o início do espetáculo. Domingos e feriados, das 12h às 19h ou até 30 minutos após o início do espetáculo.

Horário de abertura da plateia para entrada do público: 30 minutos antes do horário da apresentação.

Mais informações: (31) 3516-1360.

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança.  O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por