Banda criada para celebrar o Fleetwood Mac faz apresentação única em BH

Bernardo Almeida
Publicado em 03/07/2019 às 09:33.Atualizado em 05/09/2021 às 19:22.

Fã da banda britânica Fleetwood Mac desde 1968, quando tinha apenas 8 anos, o baterista Allan Cosgrove completa duas décadas comandando uma performance que conta a história peculiar do conjunto, que migrou do blues e do Reino Unido para o rock da Califórnia e se tornou um dos grupos mais influentes do gênero, com direito a ingressar no Hall da Fama do Rock em 1998. O show recapitula essa trajetória por meio das músicas, de projeções de imagens de arquivo e da introdução por vídeo do baterista Mick Fleetwood, um dos integrantes originais da banda.

O Fleetwood Mac alcançou o auge na década de 70, quando Mick Fleetwood era acompanhado pela vocalista Stevie Nicks, pelo guitarrista Lindsey Buckingham, Christine McVie nos teclados e John McVie no baixo. Não por acaso a banda de Cosgrove traz no nome referência ao disco “Rumours”, o 11º mais vendido da história nos EUA, com 20 milhões de cópias e que levou o Grammy de Melhor Álbum de 1977, com hits como “Go Your Own Way” e “Dreams”, que carregam nas letras mensagens indiretas do casal que havia acabado de se separar quando da gravação, Stevie Nicks e Lindsey Buckingham. Aliás, John McVie e Christine McVie também se divorciaram na época, o que carrega de emoção o “Rumours”.

Hits

O álbum também reunia sucessos como “Don’t Stop” e uma música que deve soar familiar aos ouvidos do público brasileira, “The Chain”, que foi tema de abertura da novela “O Sétimo Guardião”. Junto com canções de outros álbuns, como “Gypsy”, “Everywhere” e “You Make Loving Fun”, estas são algumas das músicas mais conhecidas que os fãs de Fleetwood Mac poderão acompanhar em três shows no Brasil, em agosto. No dia 15 eles se apresentam em São Paulo, no dia 16 no Rio e dia 17 em Belo Horizonte, no Palácio das Artes.

“Nosso desafio é tocar as músicas exatamente como as ouvimos, sem licença poética para improvisos, mesmo porque elas acompanham as vidas das pessoas há muito tempo. Então queremos também resgatar as memórias que trazem em cada um”, ressalta Allan Cosgrove, que atribui a escolha instrumental a Mick Fleetwood. “Foi quem me fez querer tocar bateria. A energia que ele transmite é algo diferente. É um dos maiores bateristas do mundo, não tecnicamente, mas espiritualmente”, acrescenta Cosgrove que, nascido em Liverpool, confessa ter preterido “certa” banda local pelo Fleetwood Mac. “Amo os Beatles, mas o blues do Fleetwood me cativou mais que os yeah yeah yeahs na época”, lembra.

Allan Cosgrove explica ainda que a intenção da montagem do espetáculo, em 1999, era obter um reconhecimento da banda, o que se concretizou há cerca de dez anos, quando o próprio Mick Fleetwood assistiu ao show em Salisbury, no Reino Unido, e desde então a performance é referendada tanto por ele quanto por Stevie Nicks. “Ele gostou do show e já até se apresentou conosco em algumas ocasiões”, diz Allan Cosgrove.

Espetáculos com público certo: sob medida para cinquentões

Os shows do Rumours of Fleetwood Mac no Brasil fazem parte da turnê mundial do grupo, que passará ainda por Peru, Chile e Argentina, só na América do Sul. Produtor responsável pela vinda do septeto britânico, o brasileiro Steve Altit conta que a recomendação partiu do empresário do Fleetwood Mac, em uma das investidas para que eles viessem ao país.

“Tentei várias vezes trazê-los ao Brasil, mas além das dificuldades econômicas e do fato de a banda constantemente se separar, trata-se de uma banda de nicho aqui no Brasil”, diz o produtor, que não vê como lotar um espaço de mais de 10 mil pessoas aqui. “Nos EUA, não tocam para menos de 40 mil”.

Além de se definir como fã de carteirinha do Fleetwood Mac, o produtor da Top Cat insere os shows de agosto dentro de produções que tem trazido para cá, com um público-alvo em mente. “Temos feito shows com um mesmo perfil, para um público adulto contemporâneo, acima de 50 anos, que gosta de rock clássico. Daí trouxemos a Renaissance e ‘Tommy’”, diz Steve Altit, em referência ao musical da banda The Who, que também veio a BH no início de 2019. Para o ano que vem, o produtor tenta trazer ao Brasil o musical “The Wall”, baseado em músicas do Pink Floyd.

SERVIÇO
Rumours of Fleetwood Mac
17 de agosto (domingo), 21h
Grande Teatro do Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Ingressos a partir de R$ 110
www.ingressorapido.com.br

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