No Vietnã, não!

Barbie proibidona: entenda a polêmica envolvendo o filme da boneca mais famosa do mundo

Cássia André
csilva@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/07/2023 às 15:34.Atualizado em 10/07/2023 às 15:47.
'Barbie e o eterno namorado Ken: no Vietnã, o romance não poderá ser exibido (Warner Bros. Pictures/Redes sociais)
'Barbie e o eterno namorado Ken: no Vietnã, o romance não poderá ser exibido (Warner Bros. Pictures/Redes sociais)

Se você acompanha o Twitter deve ter percebido que as hastags #Barbie e #Margot estão entre os top 10 da rede do passarinho nesta segunda-feira (10). Com a presença de atores do elenco como Robbie, Ryan Goslin, Michael Cera, Dua Lipa, entre outros, a estreia do longa, ontem, em Los Angeles, nos Estados Unidos, foi garantia de sucesso nas bilheterias do mundo inteiro, exceto, em alguns países onde o filme foi proibido de ser exibido, como no Vietnã, por exemplo. 

Na última semana, o país proibiu a exibição do filme por conta de uma cena específica. De acordo com o que foi publicado no site de notícias Express, foi devido a uma cena com um mapa mostrando o território reivindicado pela China no Mar do Sul da China.

No filme, o mapa aparece com uma “linha de nove traços” que formam a letra U. Este traço é usado em mapas chineses para ilustrar reivindicações sobre áreas do Sul da China, inclusive, faixas consideradas pelo Vietnã como sua plataforma continental, onde forma concedidas concessões de petróleo.

“Barbie” não é o primeiro filme a ser proibido no Vietnã, em 2019 foi proibida a exibição do filme de animação da DreamWorks "Abominável" e no ano passado, o filme da Sony "Uncharted: Fora do Mapa" também foi vetado no país, ambos pelo mesmo motivo.

China e Vietnã “brigam” faz algum tempo por reivindicações de territórios em trechos com potenciais riquíssimos de energia no Mar do Sul da China. Segundo o Vietnã, os chineses têm violado a sua soberania em seus navios. Já a China, tem lutado por 80% dessa área, com base no mapa de 1947, que aparece a linha de nove raias em um ponto com mais de 1000 quilômetros, na região Sul das ilhas Hainan. Países vizinhos como o Vietnã, contestam a reivindicação.

Conforme publicou a revista Variety, autoridades das Filipinas também estudam uma possível negociação com a Warner Bros pelo mesmo motivo.

Sobre o filme

Estrelado por Margot Robbie e dirigido por Greta Gerwig, o filme “Barbie”, da Warner Bros, chega, segundo alguns críticos do cinema, ao mercado cinematográfico como um “boom” positivo.

O longa é exibido no fabuloso mundo cor de rosa da boneca mais famosa do universo. Na Barbieland, onde vivem em perfeita harmonia todos os modelos de Barbies, até que uma delas, interpretada pela atriz Margot Robbie, começa a perceber que sua vida talvez não seja tão linda e perfeita como parece. Na reviravolta a boneca acaba sendo expulsa do Barbieland e se vê obrigada a entrar no mundo real com seu velho e charmoso companheiro Ken.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por