Baterista André 'Limão' Queiroz celebra 30 anos de carreira

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 20/02/2017 às 17:55.Atualizado em 16/11/2021 às 00:38.

Por volta dos 6 anos de idade, André “Limão” Queiroz já era rodeado pelo universo da música. O pai tinha o costume de levar os amigos para casa, onde as noites eram regadas a muitas canções de “alto nível”. O lar foi a sua primeira “escola” e, anos mais tarde, não havia mais dúvidas: “nos anos 80, decidi que teria que dedicar a minha vida inteira àquilo”, afirma. 

Trinta anos após a decisão, o baterista e compositor celebra a carreira com o lançamento do DVD instrumental gravado ao vivo, no Cine Theatro Brasil Vallourec. A comemoração começa às 20h, com show no mesmo lugar em que o trabalho foi registrado. 

O DVD é composto por 11 faixas, todas autorais, sendo quatro pinçadas do primeiro CD, lançado em 2012, e sete inéditas. A gravação contou com a participação dos músicos da cena instrumental mineira Beto Lopes, Chico Amaral, Bernardo Fabris, Gilson Queiroz, Ulisses Luciano, Magno Alexandre, Felipe Vilas Boas, Wilson Lopes. Todos estão confirmados para participar do show que ocorre logo mais. 

“O show será tocado na íntegra, exatamente como está no DVD, na mesma ordem”, adianta Limão. 

Dentre as canções que integra a obra, está “Vento da Tarde no Bambuzal”. “Essa eu fiz inspirado nos bambuzais. É mais calma, fiz pensando no vibrafone e depois estendi para a flauta, a guitarra, o contrabaixo...”, detalha o compositor. Já  “Piscina” é mais “pra cima”, como diz Limão. “Pratico natação e, um dia, fiz um nado bem denso e saí dali com várias ideias, que gravei logo no celular. Daí, nasceu a música que, talvez, seja o ponto alto do DVD”, conta. 

A música “Dinamarca”, por sua vez, foi concebida no país que leva seu nome. “Fiz uma turnê lá com o saxofonista Simon Spang. No último dia, me sentei ao piano e compus essa canção. Cada música que fiz tem uma história e tento manter uma verdade”, afirma.

Atualmente, professor da Escola de Música da UFMG, bacharel em Percussão e mestre em Performance pela mesma universidade, Limão, que já tocou com artistas brasileiros consagrados a exemplo de Samuel Rosa, Lô Borges, Juarez Moreira, Toninho Horta e Milton Nascimento – esse último inclusive ganhou uma faixa em homenagem no DVD –, diz se sentir extremamente realizado com o legado construído. Contudo, não imagina se aposentar um dia. Pelo contrário, já planejou como será ao menos seus próximos 30 anos. 

“Com certeza, tocando. Vejo muitos músicos com mais de 70 anos na ativa e muito bem, começando pelo meu pai. Estou com 47 anos agora. Quando tiver 77, espero estar com saúde e tocando”, finaliza.

Serviço: Show de lançamento do DVD de 30 anos de carreira de André “Limão” Queiroz. Hoje, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça 7, Centro). Entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro antecipadamente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por