ARTES PLÁSTICAS

Belo Horizonte ganha encontro inédito de máscaras

Da Redação
12/09/2022 às 20:06.
Atualizado em 12/09/2022 às 20:33
Um coletivo de artistas, formado por pesquisadores que estudam o uso das máscaras teatrais e mascaramentos expandidos (Rafael Protzner/Divulgação)

Um coletivo de artistas, formado por pesquisadores que estudam o uso das máscaras teatrais e mascaramentos expandidos (Rafael Protzner/Divulgação)

A capital mineira irá sediar, até sábado (17), a primeira edição do "Mascarada - Encontro de Máscaras em Belo Horizonte", evento que visa proporcionar um intercâmbio entre artistas, pesquisadores, estudantes e público, reunidos a partir da prática e da pesquisa em torno do uso da máscara no teatro.

A programação acontecerá em oito equipamentos culturais de seis regionais da cidade - Pampulha, Venda Nova, Noroeste, Leste, Centro-Sul e Barreiro - e irá oferecer 20 atividades de cunho artístico e formativo, entre espetáculos, oficinas, palestras, aula-espetáculo, rodas de conversa e intervenções urbanas. Participam do encontro artistas de Belo Horizonte, Araxá, Barão Geraldo e Porto Alegre, além de dois trabalhos selecionados via edital. 

O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Para participar das ações formativas é necessário realizar inscrição prévia pelo link da bio do Instagram do Mascarada @mascarada_encontro. As atividades são gratuitas, com distribuição de ingressos 1 hora antes do início.  A programação completa pode ser acessada no Instagram do evento.  

Lucas Prado conta que a ideia do projeto foi concebida inicialmente quando ele e o artista Dê Jota – na época estudantes recém-formados no Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, participaram, em dezembro de 2018, com um espetáculo de máscaras dentro da programação do II FIMC - Festival Internacional de Máscaras do Cariri/CE, evento de mascaramento referência na América Latina.

Imbuídos de suas formações, experiências profissionais e apoio de amigos e artistas, sentiram-se motivados a criar um encontro de máscaras em Belo Horizonte, a fim de acrescentar à vida cultural da cidade e à formação de artistas e interessados na área do mascaramento.

Criado no ano de 2019, o coletivo Através das Máscaras surgiu na cidade de Belo Horizonte, após inscrever a aprovar o "Mascarada - Encontro de Máscaras em Belo Horizonte" na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de 2020. Tendo como integrantes atuais os artistas Lucas Prado, Rogério Gomes, Mariana Nolaço, Paloma Mackeldy, Tchelo Souzza e Rafael Protzner, o coletivo nasceu do desejo desses pesquisadores teatrais em investigar, criar, apresentar e difundir artisticamente a máscara enquanto elemento cênico em suas diversas formas de expressão.

“As pesquisas, ações formativas e concepções de obras cênicas relacionadas ao uso da máscara sempre se destacaram na trajetória cultural da cidade. São diversos trabalhos produzidos com uso da máscara, realizados por grupos e artistas cujas trajetórias são significativas para o desenvolvimento do setor cultural de BH. Este projeto, portanto, visa legitimar tal histórico, potencializando e difundindo tais saberes e práticas culturais milenares. A máscara é um elemento de grande representatividade no teatro, um objeto estático que prioriza a expressão corporal do ator, mas que também aparece em danças típicas, festejos e rituais, considerado como um signo cultural de extrema importância e significado”, diz Lucas Prado, coordenador desta edição do Mascarada e integrante do coletivo Através das Máscaras.
 
As máscaras surgiram na Grécia Antiga como simbolismo da tragédia e na comédia. Inicialmente, foram usadas nas festas dionisíacas, para depois evoluírem para adereços teatrais. Mas sua simbologia pode se diversificar conforme cada cultura. Seja como disfarce, como objeto lúdico, artístico ou até mesmo religioso, as máscaras apresentam vários propósitos. Lucas Prado sublinha que suas contribuições nos campos das artes cênicas, das culturas populares, da dramaturgia, da história da arte e da performance são extremamente valiosas.

“As máscaras são um elemento cênico para além do teatro grego. Elas atravessaram o tempo e as modificações estéticas, visto que são usadas não só no teatro, mas, também, no carnaval, no circo, nas culturas populares e nos movimentos artísticos de todo o mundo. Nesse sentido, o olhar das máscaras no teatro contemporâneo ganha potência, visto as múltiplas possibilidades de mascaramentos que podemos ter em manifestações culturais”.

O "Mascarada - Encontro de Máscaras em Belo Horizonte" irá oferecer sete espetáculos programados e dois espetáculos selecionados via edital, além de três oficinas; duas palestras; uma aula-espetáculo; três bate-papos livres e informais dentro do “Prosa, café e máscara”; uma exposição de máscaras; e um evento com discotecagem.

A programação dos espetáculos foi pensada a partir de três categorias: a primeira composta pelos artistas idealizadores do evento, a “Mostra da Casa”; a segunda formada por trabalhos escolhidos previamente pela curadoria, a “Mostra dos Convidados”; e a terceira traz espetáculos selecionados em chamamento público, a “Mostra Aberta”, que irá apresentar dois trabalhos produzidos e realizados por artistas mulheres (Cis e Trans), visibilizando o protagonismo feminino. 

“Abrimos um chamamento para a seleção de dois espetáculos que usem do dispositivo da máscara e mascaramento (considerando o nariz de palhaço como a menor máscara do mundo). A escolha dos trabalhos foi realizada por uma curadoria feminina, formada pelas atrizes Janaina Morse, Juliene Lellis e Mariana Nolaço, considerando os critérios: produções de protagonismo feminino, que se adequam ao conceito e proposta do Mascarada; criatividade, diversidade, relevância temática, originalidade e representatividade no contexto de produção cultural de Belo Horizonte e Região Metropolitana; viabilidade técnica do espetáculo mediante análise de rider técnico e mapa de palco”, explica Rogério Gomes, também coordenador geral desta edição do projeto. 

Leia mais

  

  

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por