Belo Horizonte se prepara para receber o mais divertido Festival de Fotografia

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
03/11/2014 às 08:31.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:52

(Carlos Rhienck)

Palco de diferentes movimentos e manifestos culturais, Belo Horizonte poderá ver nos próximos dias suas ruas transformadas em um cenário do que promete ser um dos mais divertidos e contraventores festivais de fotografia, o “Erro 99”.

Tendo à frente os mineiros Bruno Figueiredo, de 32 anos, Daniel Iglesias, 29, Gustavo Campos, 27, e Matheus Rocha, 28, o “Erro99” é, originalmente, um coletivo de discussão e fomento da fotografia autoral.

Há pouco mais de um ano, o grupo vem chamando atenção de público e organizadores de importantes eventos no Brasil ao participar de festivais como os de Tiradentes e Paraty; da Virada Cultural em BH e os de inverno da UFMG e da histórica Ouro Preto.

Só que agora eles querem fazer o próprio Festival e com duração de cinco dias. No set list já estão confirmados nomes de peso: João Wainer (editor da TV Folha), Raquel Brust (projeto Giganto), SelvaSP (coletivo de SP), Nitro Imagens (um dos mais atuantes da fotografia de Minas) e Rafael Lage (fotógrafo ativista).

Das ações programadas enumeram-se palestras, exposições, workshops, assembleias e, claro, os carros-chefes “Queimão fotográfico” (onde fotografias são leiloadas com lance inicial de R$ 5 e, quando não são vendidas, são queimadas) e “Show de Likes” (onde o público escolhe o melhor ensaio fotográfico exposto – nessa edição serão 16 participantes que contarão com curadoria dos renomados Pedro David e Francilins).

O grande desafio é que para tirar o festival do papel a trupe precisa arrecadar uma quantia significativa. Por isso, eles promovem a campanha de financiamento coletivo (variavel5.com.br/projetos/erro99). Até o fechamento desta edição, o “Erro99” precisava de aproximados R$ 9 mil. As doações podem ser feitas por qualquer pessoa.

Os meninos asseguram que, com exceção das oficinas, todas as atrações serão gratuitas. Mais ainda: se tudo correr como planejado, o “Festival Erro 99” acontecerá embaixo do Viaduto Santa Tereza, na Praça da Estação.

“Queremos ampliar o público que consome fotografia e trazer pessoas que não são necessariamente do meio. Não fazemos distinção nem de participantes, nem de público”, garante Daniel. As apostas ainda estão valendo, mas só até dia 15.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por