(Divulgação)
Nesta semana, a cultura tcheca invadiu a capital mineira. Feitas em parceira com o consulado da República Tcheca, as atrações incluem festival gastronômico e mostra de cinema, além de marcar a inauguração oficial do consulado honorário do país em Belo Horizonte.
A festa começou nessa segunda-feira (14), no restaurante Drummond, do hotel Holiday Inn. O estabelecimento, predominantemente de culinária contemporânea e mineira, colocou à disposição duas opções de entradas, três de prato principal e duas de sobremesa - tudo tipicamente tcheco.
A cozinha está sendo comandada pelo chef Pavel Sapík, que há mais de 10 anos trabalha em um dos maiores restaurante de Praga, o Terasa U Zlaté Studně. “O chef do nosso restaurante e mais duas pessoas auxiliam na cozinha. Mas realmente quem faz os pratos é chef tcheco, que veio exclusivamente para o festival”, destaca a gerente do restaurante Drummond, Nayara Leite.
Entre as guarnições, ela destaca o Svíčková, feito com filé migon e o tradicional molho tcheco (com especiarias que demoram cerca de 12 horas na preparação), acompanhado de bolinhos feitos com pães, farinha, ovos, ervas frescas e cranberry. Já para a entrada, é uma boa escolha a sopa Kulajda, com cogumelos frescos, creme de batata, ovo cozido e endro fresco. Para a sobrema, uma das opções é o ravióli de ameixa com fainha de manteira, cranberry e blueberry. “Logo no primeiro dia, já tivemos muita procura pelo cardápio e as pessoas ficaram satisfeitas por poder ter uma experiêncoa tcheca. Muitas reservas foram feitas também”, comemora Nayara.
Esta é a segunda vez que o restaurante participa de um festival de comida estrangeira. No ano passado, numa parceria com o Consulado da Argentina, o espaço trouxe comidas típicas do país hermano, durante a Copa do Mundo. “Estamos sempre em busca de festivais e de trazer oportunidades gastronômicas para a cidade”, afirma a gerente.
Svíčková, com filé migon e tradional molho tcheco, é destaque no festival do restaurante Drummond. Foto: Divulgação
Mostra Cinema Tcheco Contemporâneo
Para quem curte um filme, a dica é conferir a Mostra Cinema Tcheco Contemporâneo, no Cine Sesc Palladium. Realizado em parceria com a Embaixada da República Tcheca, a mostra contempla sete filmes e tem entrada gratuita.
A mostra apresenta títulos produzidos após o ano 2011 e que foram premiados em festivais internacionais. Do drama à comédia, os filmes passam por temáticas como as guerras e o passado totalitário do país. Já entre os cineastas, estão nomes como Jiři Madl, que tornou-se internacionalmente famoso em 1967, devido ao seu primeiro longa-metragem, “Closely Watched Trains”, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Todos os filmes são legendados.
Confira a programação:
Terça - 15/9:
16h - Mímicos (Sessão de Abertura da Mostra)
20h – Infestados
Quarta - 16/9:
18h - Homens de Esperança
20h - Homem Tcheco
Quinta - 17/9:
16h - Viajar para a Praia
18h - Altos e Baixos
20h - Represa Bonito
Sexta - 18/9:
20h - Homens de Esperança
Sábado - 19/9:
15h - Represa Bonito
18h - Viajar para a Praia
20h – Mímicos
Domingo - 20/9:
16h - Homem Tcheco
18h – Infestados
20h - Altos e Baixos
SERVIÇO
Festival de Gastronomia Tcheca
Data: até 19/9
Local: Restaurante Drummond, na rua Professor Moraes, 600 (aberto ao público)
Valor: R$ 59,90 (entrada, prato principal e sobremesa)
Informações: 3064-6520
Mostra Cinema Tcheco Contemporâneo
Data: 15 a 20 de setembro
Local: Cine Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes.
Informações para o público: (31) 3270-8100