A Galeria de Arte do BDMG Cultural recebe a partir de quinta-feira (7) a exposição "Nado Raso", do artista plástico Binho Barreto. A mostra reúne desenhos, pinturas e fotos de grafites feitos pelo artista nas ruas da capital, além de arquivos que registram etapas de seu processo criativo.
"Muito me interessa que público veja minha criação desde a sua concepção e que não se contente em digerir a obra pronta. Gosto dessa ideia de desmitificar o trabalho e mostrar como tudo é feito e, de alguma forma, estimular o espectador", explica o artista de 39 anos, com formação na Escola Guignard.
Ainda segundo Binho, "Nado Raso" pode ser encarado como uma imersão no "despertar da humanidade", revelando, em cada obra, estudos sobre a temporalidade e os relacionamentos humanos. "Quero ir além do concreto e despertar a sensibilidade no público".
Vale ressalvar que as obras de Binho são resultado de pesquisas em desenhos que têm como característica traços de grafite, acrílica e nanquim.
"Apesar da mesma linguagem, são trabalhos diferentes – porque são obras para espaços distintos. Na rua, particularmente, tenho um cuidado muito grande com a mensagem e as questões que vou abordar, porque lá as pessoas são tomadas de assalto pela obra, ao contrário de uma galeria, onde o público vai à procura do artista e sua obra."
Serviço
"Nado Raso" de Binho Barreto na Galeria de Arte do BDMG (rua Bernardo Guimarães 1600, Lourdes). Todos os dias, das 10 às 18 horas. Até 1º de dezembro.