Boas novas do Festival de Fotografia de Tiradentes

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
19/03/2014 às 07:20.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:42
 (Jorge Bodanzky/Divulgação)

(Jorge Bodanzky/Divulgação)

É chegada a hora da “4ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes”. Já na semana que vem, entre os dias 26 e 30, a cidade histórica transforma-se em palco deste que é um dos principais eventos do seu calendário. Entre as atrações deste ano, exposições inéditas, como “Em Desencanto”, com curadoria de João Castilho e Pedro David; e “Brasília” – série produzida pelo cineasta Jorge Bodanzky (pertencente ao Instituto Moreira Salles) e que pela primeira vez será exposta em Minas.

No entanto, mais que exposições, palestras e workshops, o Festival coloca o público em contato com os principais nomes da fotografia contemporânea nacional. Profissionais que desembarcam por ali para discutir os rumos que essa tão badalada arte vem tomando nos últimos tempos.

"Boom" da fotografia

Sobre a importância do segmento que cresce e aparece, os números não mentem: em 2010, a SP-Arte Foto, uma das mais importantes feiras do ramo no país, movimentou cerca de R$ 1,5 milhão – comercializando 170 obras. Em 2011, esse número mais que dobrou: foram 374 obras vendidas, o que representou 60% dos trabalhos comercializados.

Apesar disso, e ao contrário que se pode supor, realizar o festival ainda não atrai patrocinadores tão facilmente.

“Todos os anos é uma batalha a ser vencida, mesmo porque o evento cresce a cada edição”, explica o coordenador do Festival, Eugênio Sávio. É sabido que para 2014, o evento está garantido, resta torcer por seu devido reconhecimento e permanência efetiva nos anos que estão por vir.

“4º Festival de Fotografia de Tiradentes”, entre 26 e 30 de março. Programação completa: www.fotoempauta.com.br/festival2014/
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por