Pelo menos 19 álbuns de David Bowie entraram na lista dos 100 mais vendidos das listas britânicas uma semana após sua morte, a começar por seu último disco, "Blackstar", número um das paradas. Cerca de 150.000 cópias de "Blackstar" foram vendidas em uma semana, anunciou nesta sexta-feira (15) a empresa que elabora as listas de vendas, a Official Charts Company (OCC).
O CD foi lançado em 8 de janeiro, dia em que David Bowie cumpletou 69 anos, e dois dias antes de seu falecimento em Nova York. O astro morreu vítima de um câncer. "Bowie fez tantos grandes discos, reinventando-se sem parar, que todo o mundo tem seus favoritos. Seus fãs reconhecem sua enorme contribuição para a música popular", comentou Martin Talbot, diretor-executivo da OCC.
Atrás de "Blackstar", aparecem na lista a coletânea de sucessos "Nothing Has Changed - The Very Best Of" (em 5º), seguido de "Best Of 1969/1974" (11º) e "Hunky Dory" (14º). Cinco canções estão no Top 40 das mais vendidas, começando por "Heroes" (12º), que não passou da 24ª posição quando foi lançada em 1977.