Na bronca

Brasileiros invadem redes sociais do jornal francês Le Monde após críticas ao filme Ainda Estou Aqui

Apesar da crítica do jornal francês, o filme brasileiro foi indicado a mais uma prermiação internacional

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/01/2025 às 14:53.Atualizado em 15/01/2025 às 15:59.
"Ainda estou aqui" é adaptação de obra de Marcelo Rubens Paiva em que conta a história da mãe, viúva de Rubens Paiva, levado de casa e morto pelos militares durante a ditadura (Divulgação / Abraplex)
"Ainda estou aqui" é adaptação de obra de Marcelo Rubens Paiva em que conta a história da mãe, viúva de Rubens Paiva, levado de casa e morto pelos militares durante a ditadura (Divulgação / Abraplex)

As redes sociais do Le Monde foram invadidas por brasileiros após um especialista em cinema do jornal francês fazer críticas ao filme brasileiro "Ainda Estou Aqui". 

“Sem banho, sem opinião”, “Fernanda Torres maior que a França” e “Pão de queijo é melhor que croissant” foram alguns dos comentários.

Alguns franceses se assustaram com a “invasão brasileira", chegando a perguntar se as pessoas “estavam perdidas”.

No texto publicado do periódico, o crítico Jacques Mandelbaum avalia a atuação de Fernanda Torres como "um tanto monocórdica" - ou seja, monótona, em um único tom, sem variações. Segundo ele, a personagem Eunice Paiva fez o filme "passar com um traço leve demais pela compreensão do mecanismo totalitário".

Apesar da crítica, o filme brasileiro segue fazendo história. Nesta quarta-feira (15), “Ainda Estou Aqui” foi indicado ao prêmio Bafta, considerado o "Oscar da Inglaterra”, como melhor filme em língua não inglesa.

Ainda Estou Aqui

Fernanda interpretou a personagem Eunice Paiva, no filme "Ainda Estou Aqui". O longa, dirigido por Walter Salles, é um relato biográfico de parte da vida de Eunice, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido pela ditadura militar. 

A produção cinematográfica conta parte da trajetória de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos e obrigada a se reinventar depois que a família sofre um ato violento e arbitrário por parte do governo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por