Caminhão-museu é uma das atrações do Festival de História de Diamantina

Hoje em Dia
16/09/2013 às 16:40.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:27

O 2º Festival de História de Diamantina (fHist), que começa na próxima quinta-feira (19), terá como atração o Caminhão Museu Sentimentos da Terra, que ficará estacionado no Largo Dom João, ao lado da Rodoviária. Com curadoria de Gringo Cardia, o museu reúne 11 videodocumentários realizados a partir do conteúdo histórico pesquisado pelo Projeto República, da UFMG. Os filmes são narrados por importantes nomes da cultura brasileira: Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Maria Bethânia, Regina Casé, Vera Holtz e Wagner Moura.

Além da sala de exibição de vídeo, o caminhão também conta com outras atrações. O Espaço da Imaginação é equipado com computadores, acesso à internet, monitor com tela interativa e biblioteca especializada, com livros de arte, fotografia, geografia, história, costumes e tradições. A Exposição Vira-Vira retoma a história de oito personagens exemplares dos conflitos no Brasil rural: Visconde do Uruguai, Antônio Silvino, Elizabeth Teixeira, Dom Pedro Casaldáliga, Chico Mendes, Sepé Tiaraju, Leonel Brizola e Euclides da Cunha. Maquetes vão ser usadas para que contadores de história narrem movimentos e episódios ligados à luta pela terra. Para completar, na Tenda da Caracterização, os visitantes podem ser fotografados em cenários elaborados a partir do universo rural, com figurinos próprios aos personagens da terra, e por fim, o karaoquê, formado por seleção de canções sobre a temática.

O Festival de História

O 2º Festival de História de Diamantina (fHist), ocorre de 19 a 22 deste mês, em Diamantina. Na edição deste ano, a feira tem como tema a reflexão sobre a história pouco divulgada e as informações inéditas descobertas por pesquisadores, sempre sob a ótica dos vencidos. Temas como ditadura militar, questão indígena, escravidão e guerras brasileiras vão estar presentes nas 15 mesas-redondas e conferências do Festival.

Nomes como o historiador britânico Kenneth Maxwell, o jornalista e escritor Lira Neto e a crítica cultural e literária argentina Beatriz Sarlo estão entre os confirmados no evento. A programação do festival vai contar com conferêncais, oficinas, feira de livros, bate-papo entre autores e público, mostra de cinema, espetáculos entre outros.

Serviço
Caminhão Museu Sentimentos da Terra no 2º Festival de História de Diamantina (Praça Doutro Prado, Diamantina - MG), de 19 a 22 de setembro. Acesso gratuito. Informações: http://www.festivaldehistoria.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por