Campeonato mineiro de improviso encara mais uma maratona na Funarte

Pedro Artur/Hoje em Dia
11/09/2014 às 08:04.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:09
 (Fabiano Lana/)

(Fabiano Lana/)

Ter recursos adequados para ser capaz de improvisar no palco, de driblar situações que poderiam criar embaraços em cena. A maleabilidade do ator, claro, não brota do nada. Mas vem se mostrando cada vez mais frequente no teatro mineiro. Tanto que o Campeonato Mineiro de Impro chega, nesta quinta-feira (11), à sua terceira edição, na Funarte (rua Januária, 68, Floresta). O evento segue até o dia 28, prometendo inclusive um “duelo” – no caso, entre o campeão mineiro da modalidade e o carioca.

Fabiano Lana – integrante da UMA Companhia e um dos organizadores da competição – destaca a necessidade de aprofundamento desse método entre os atores. “O improviso é um importante quesito de treinamento do ator. Ele (ator) trabalha diversos pontos da atuação, inclusive na criação de uma cena dentro do espetáculo. Quando surge uma situação inesperada na peça, a possibilidade maior de entendimento do jogo é quando o ator está mais livre no palco por conta do improviso. E isso também pode acontecer com espetáculos com textos fechados e decorados, é possível ter um trabalho fluente com a improvisação”, ressalta.

Nos dias de competição, serão seis times, formados por quatro ou cinco integrantes. A cada rodada, dois times disputam o jogo, arbitrado por um juiz, tendo a plateia como roteirista. Antes de começar o espetáculo, o público recebe cartões para escrever os títulos que serão sorteados. Assim, o ator terá que criar uma cena na hora.

Apesar desse espírito “competitivo”, Fabiano acredita que, para o ator, sobressai o caráter de troca de experiência. “Essa competição é mais para o público do que para os atores. Para eles, não há esse caráter e, sim, o de encontro, de troca de experiência. E, nesse caso, trocar com o outro que pratica o trabalho de improviso é muito importante”, destaca.

No próximo dia 21, Allan Benatti – um dos maiores improvisadores brasileiros – vai propor um espetáculo de improviso para a UMA Companhia e atores do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

III Campeonato Mineiro de Impro!

Nesta quinta e sexta, às 20h, e domingo, às 19h

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)




 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por