O destino foi fundamental para o nascimento do novíssimo disco de Kadu Vianna, “Say Something”, que o público poderá conhecer neste sábado (31), em um show no Teatro Bradesco. Foi o misterioso acaso que aproximou o artista de seu mais recente parceiro, o norte-americano Lionel Lombard, com quem construiu a maior parte do repertório – boa parte interpretado na língua inglesa.
Há algum tempo, o músico mineiro havia começado a experimentar composições em inglês (isso já pôde ser conferido em seu disco anterior, “Querendo Chegar”, de 2011), mas teve dificuldade em dar continuidade, por barreiras da língua. “Um brasileiro nunca vai compor como um inglês ou americano, ainda mais porque não tive vivência no exterior”, avalia o artista.
Kadu, então, deixou o projeto de lado para se dedicar ao grupo Cobra Coral, ao lado de Mariana Nunes, Pedro Morais e Flávio Henrique. Mas em meados deste ano, os planos foram retomados. Lombard lhe mandou uma mensagem pelo Facebook, com elogios e um convite para parcerias. Havia ficado encantado ao ver Kadu interpretar uma canção de Stevie Wonder.
“Ele disse que gostou da minha voz e da minha forma de cantar inglês. Disse que era perceptível que eu não era americano, mas que minhas gravações eram bem cantadas e com um tempero brasileiro”, diz Kadu, que respondeu prontamente ao recado.
À distância
O americano mandou algumas letras para o músico mineiro, que não teve dificuldade em dar a elas belas melodias. Graças à internet, Kadu desenvolveu seis parcerias com Lionel Lombard e viu ali a oportunidade de criar seu quarto álbum solo.
“Eu já tinha a data marcada no Teatro Bradesco, mas não era para nenhum lançamento. Vi que era uma ótima oportunidade para mostrar esse trabalho que estava sendo construído. Então, tive que correr para fazer o disco. Consegui, com amigos, um empenho geral, fizemos um mutirão, e conseguimos registrar essas músicas”, conta Kadu, lembrando que Lombard veio a BH acompanhar o processo, para ver direitinho a entonação das palavras de suas parcerias.
Internacional
Além das seis parcerias, “Say Something” conta ainda com composições solo de Kadu em inglês – “One More Night” e “Elisa” –, além de outras três em português. O novo trabalho poderá significar um passo importante de Kadu em uma carreira internacional. Além do disco físico no Brasil, “Say Something” será lançado no exterior pelo selo nova-iorquino Aladdin Artists, graças ao intermédio de Lombard.
Investir num repertório em outro idioma é algo que gera um friozinho na barriga do artista, tradicional de quem se dispõe a arriscar. “Estou um pouco apreensivo. Meu público é muito participativo, sabe as letras. Fico com receio de que não haja o mesmo envolvimento”.
Kadu Vianna no Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2244), neste sábado (31), às 21h. R$ 30 e R$ 15 (meia)