Carnaval em BH: grupo leva oficinas e shows para comunidades de BH como forma de inclusão
Bloco Show promove inclusão cultural e fortalece a participação da população periférica nas manifestações artísticas do carnaval da capital mineira
O “Bloco Show”, grupo de Carnaval localizado em Belo Horizonte, comparecerá à diversas comunidades da capital com oficinas e shows que prometem levar a tradição da folia, com cultura e cidadania, como forma de inclusão social.
As oficinas vão passar pelas comunidades Vila Ponta Porã, Alto Vera Cruz, Serra e Ocupação Terra Nossa. Cada encontro contará com uma aulas de percussão e de dança realizadas pelos integrantes formados no bloco para proporcionar aos jovens uma vivência completa de musicalização e expressão corporal.
Os instrumentos serão disponibilizados de forma gratuita. O primeiro evento será na Vila Ponta Porã neste domingo, dia 16/02 e a programação completa você acompanha no instagram @blocoshow.
De acordo com Caio Johnny, diretor do grupo, o carnaval é uma manifestação popular que nasce nas ruas e pertence a todos. “Queremos garantir que as crianças e jovens das comunidades tenham a chance de vivenciar essa experiência de forma completa, aprendendo ritmos, fazendo música e, principalmente, sentindo-se parte dessa grande celebração cultural”, explica.
Neste ano, o Bloco Show integra participantes das comunidades Ocupação Terra Nossa, Ventosa, Morro das Pedras, Taquaril, Vila Ponta Porã, Serra, Acaba Mundo, Pedreirinha, Granja de Freitas, Gogó da Ema e Alto Vera Cruz.
A circulação de tal iniciativa difunde a memória negra na maior festa popular de Belo Horizonte, as atividades são viabilizadas com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.