Carnavalesco vence todos os preconceitos no filme ‘Trinta’

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
13/11/2014 às 08:29.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:59

(Divulgação)

Para contar a trajetória do carnavalesco Joãosinho Trinta, o diretor Paulo Machline escolheu como seu fio condutor uma trama marcada pelos contrastes: pequeno e grande; riqueza e pobreza; erudição e coloquialismo; e machismo e diversidade sexual.   Em “Trinta”, que também entra em cartaz nesta quinta-feira (13), Machline trabalha o tempo inteiro com escalas de tamanho, a partir da pequena estatura do maranhense que chega ao Rio de Janeiro para estudar balé e acaba revolucionando o Carnaval com seus temas e adereços.   Primeiramente, Joãosinho desiste do balé por estar sempre atrás dos protagonistas. Mas não é no barracão da Salgueiro que ele se “agiganta”, vencendo todos os preconceitos – de tentar incutir sofisticação nos desfiles ao seu jeito afetado, além de ser um forasteiro naquele lugar.   LIBERTADOR   Machline se contenta em evidenciar a importância em se permitir um olhar de fora para sair das convenções. Especialmente num meio que, apesar de lidar com o popular, era muito conservador. Por outro lado, faz do personagem apenas o “veículo” de uma mensagem.   “Trinta” retira as zonas cinzentas do carnavalesco para transformá-lo numa espécie de libertador, que veio ao mundo com a missão de quebrar tabus. Limitada, no entanto, aos morros cariocas. Na pele de Matheus Nachtergaele, sua grandeza é prejudicada pelo esquematismo do roteiro.

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