Inacreditáveis. Portentosas. Estonteantes. Arrebatadoras. É difícil definir o impacto que as Cataratas do Iguaçu têm sobre quem as visita, principalmente nas primeiras vezes.
Situadas no meio da selva, com flora e fauna exuberantes, as Cataratas são uma das maiores atrações turísticas da América do Sul. Segundo dados oficiais, a previsão é de que 1,3 milhão de pessoas visitem-na somente no lado argentino, até o final deste ano.
Aliás, o lado considerado mais bonito das Cataratas é justamente o argentino. Mas a melhor vista está a partir da margem brasileira.
As Cataratas ficam a 40 quilômetros da cidade de Foz do Iguaçu, e a apenas 17 quilômetros da argentina Puerto Iguazú.
Elas são formadas por 275 quedas d’água, em forma de ferradura, em um arco com três quilômetros de extensão. Elas são cercadas por um parque natural de 252 mil hectares, que se estende pelo território de ambos os países. Assim, os turistas podem admirá-las com vista panorâmica.
Passarela avançada
Do lado argentino das Cataratas, pode-se avançar por uma passarela até muito perto da Garganta do Diabo, que é a queda mais imponente, com 80 metros de altura, no coração das Cataratas.
É um espetáculo que hipnotiza os visitantes, tira-lhes o fôlego.