Celebração aproxima público do mercado ceramista com atividades gratuitas

César Augusto Alves
cpaulo@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/05/2016 às 22:33.Atualizado em 16/11/2021 às 03:36.
 (Divulgação)
(Divulgação)

O dia do ceramista, celebrado em 28 de maio, não é conhecido da maior parte da população. É para mudar essa percepção que surge o “Coletivo Cerâmica MG – Ateliers de Portas Abertas”, que traz, no próximo sábado, em comemoração à data, uma programação com 49 ceramistas e 30 ateliês que estarão abertos ao público com atividades e oficinas gratuitas.

O evento foi pensado para promover o encontro do público com as variadas formas e modelos de se fabricar e criar peças através das cerâmicas. Durante todo o dia, quem visitar os espaços participantes poderá vivenciar experiências como modelagem de peças, queimas e aberturas de fornos, inaugurações de ateliês, exposições e oficinas de pintura em cerâmica.

Polo de criação
Uma das organizadoras, Sônia Rigueira é ceramista e defende a difusão do trabalho da classe. “Resolvemos fazer diferente. Vamos mostrar como são as cerâmicas, como funcionam. Minas é um polo de cerâmica contemporânea, então vamos receber (os visitantes) para que possam vir até nós e entendam os processos”.

No mapa disponibilizado pelo “Coletivo Cerâmica MG”, que mostra onde se localiza cada ceramista participante, chama atenção a concentração de ateliês e profissionais no bairro Santa Tereza, na capital mineira. Há também espaços em outros bairros da região centro-sul de BH, e em cidades como Tiradentes, Uberaba, Nova Lima, Esmeraldas, Contagem, Caeté e Brumadinho.

As atividades serão para todas as idades, inclusive para crianças. Um dos destaques são as aulas e demonstrações de construções de ateliês da capital e em Nova Lima, onde os visitantes poderão presenciar o processo de produção de peças feitas no torno e acompanhar a abertura de um forno de raku – técnica japonesa de queima de cerâmica utilizada inicialmente nas peças da cerimônia do chá. Após pintadas (esmaltadas), as cerâmicas são queimadas até cerca de 980 graus, quando são retiradas do forno ainda incandescentes.

Potencial
Todo fim de ano muitos ceramistas se unem na Feira da Cerâmica, que acontece no Mercado Central, em BH. Para promover uma contínua divulgação e ampliar a participação dos ceramistas no mercado mineiro, é que foi pensando o projeto Coletivo Cerâmica MG.

“A feira acontece todo fim de ano. Há um grupo que participa todos anos, mas temos um potencial além da feira. A feira é um momento de venda, mas queremos que esse Coletivo seja contínuo. Agora teremos o Coletivo Cerâmica MG, mas podemos muito mais”, pontua Rigueira, que prevê um caminho promissor para o coletivo e os ceramistas participantes. “Esse será o marco de uma série de ações que pretendemos desenhar ao longo da existência deste trabalho”.

Serviço: Coletivo Cerâmica MG – Ateliers de Portas Abertas. Neste sábado, das 9h às 20h. Programação completa e mapa dos participantes no link bit.do/ceramistas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por