Parceiro do Skank

Chico Amaral faz show em BH para lançar álbum instrumental

Compositor, saxofonista e multi-instrumentista mostra talento como intérprete em 'Canções Brasileiras'

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/05/2024 às 14:11.Atualizado em 08/05/2024 às 15:10.

Conhecido como coautor e arranjador de alguns dos maiores sucessos do Skank, o compositor, saxofonista e multi-instrumentista Chico Amaral vai se apresentar, agora, como intérprete. Ele vai lançar, na próxima sexta-feira (10), com um show em Belo Horizonte, o álbum “Canções Brasileiras”, com versões instrumentais para sete obras de grandes compositores brasileiros, de Heitor Villa-Lobos a Caetano Veloso, Milton Nascimento e Edu Lobo.

“Canções Brasileiras” será disponibilizado inicialmente nas plataformas musicais. O lançamento será Clube de Jazz do Café com Letras, a partir das 21 horas.

Quarto álbum da carreira de Chico Amaral, “Canções Brasileiras” é um trabalho essencialmente intimista, reflexivo, em consonância com os temas selecionados (“Tarde”, de Milton e Márcio Borges, “Esse Cara”, de Caetano Veloso, “Pra Dizer Adeus”, de Edu Lobo e Torquato Neto e “Medo de Amar”, de Vinicius de Morais), mas também expressivo e vibrante ao adaptar os sambas “Doralice” (Dorival Caymmi) e “Eu Vim da Bahia” (Gilberto Gil). Por sua vez, “Bachianas” (nº 5, de Villa-Lobos) ganha uma impecável versão recheada com ingredientes jazzísticos.

O álbum tem afinidade com uma categoria de discos de jazz com versões instrumentais de músicas originalmente lançadas por cantores e cantoras. “Queria gravar um álbum ao feitio de “Ballads”, de John Coltrane, mas só com músicas brasileiras”, conta Amaral. O álbum foi gravado em apenas dois dias, no estúdio de Alexandre Andrés, em Entre Rios de Minas, no mesmo padrão dessas clássicas gravações de jazz. “Depois, trabalhei mais dois dias, entre ajustes e finalização”, acrescenta.

Segundo o músico, a escolha dos temas para compor “Canções Brasileiras” aconteceu de forma espontânea e natural. “São canções que eu venho tocando há algum tempo, em shows e apresentações especiais. São músicas com as quais me identifico, tenho total familiaridade”, justifica.

O músico faz questão de frisar que “Canções Brasileiras” é um trabalho coletivo, um álbum inteiramente realizado pelo Quarteto Chico Amaral, que reúne o pianista Christiano Caldas, o baixista Enéias Xavier e o baterista Lincoln Cheib, além de Chico ao saxofone e na concepção dos arranjos. Enéias e Lincoln são parceiros de longa data de Chico Amaral, constantes, inclusive, nos três álbuns anteriores do saxofonista, “Singular” (2007), “Província” (2012) e “Plural” (2017). Christiano Caldas faz sua estreia no quarteto. “Depois de muitos anos tocando com guitarristas, queria trabalhar com um pianista. O Christiano surgiu no momento exato: ele é produtor e arranjador meticuloso, além de pianista de grande talento”, afirma.      

Serviço:

“Canções Brasileiras” - álbum de Chico Amaral Quarteto
Show de lançamento: dia 10 de maio – 21 horas
Local: Clube de Jazz do Café com Letras (rua Antônio de Albuquerque, 40 – Funcionários - BH)
Reservas: (31) 98872-4989
Ingressos: www.sympla.com.br

Disponível em todas as plataformas digitais no dia 10 de maio.
Acesse: https://bfan.link/Chico-Amaral-cancoes-brasileiras

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por