MÚSICA

Choronas se apresentam na Praça Floriano Peixoto neste sábado

Da Redação
26/08/2022 às 18:43.
Atualizado em 26/08/2022 às 18:45
Quarteto fará o show “25+ | Cronologia do Choro pela Cronologia das Choronas” (Gal Oppido/Divulgação)

Quarteto fará o show “25+ | Cronologia do Choro pela Cronologia das Choronas” (Gal Oppido/Divulgação)

A série BH Instrumental apresenta neste sábado, às 18h, na praça Floriano Peixoto, o quarteto paulistano Choronas, que celebrará a  sua longa trajetória na música instrumenta com o show 25+ - Cronologia do Choro pela Cronologia das Choronas”. 

Desde 1994, Maicira Trevisan (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Rosana Bergamasco (violão sete cordas) e Miriam Cápua (percussão) apresentam os mais brasileiros ritmos da música popular brasileira, entre choro, baião, maxixe e samba, pelo Brasil e exterior.

O grupo Choronas comemorou 25 anos em 2020 e, desde então, vem circulando com seu show comemorativo. Ao todo, são cinco CDs lançados, com sucesso de crítica e premiações. Além dos discos gravados, o quarteto soma trabalhos voltados ao público infantil, com linguagens lúdica e pedagógica.

Em 2001, as Choronas foram convidadas para a montagem da opereta “A Noiva do Condutor”, de Noel Rosa, ao lado da Orquestra Feminina de Câmara. Em 2005, convidadas pelo Avon Women in Concert, trabalharam com importantes arranjadores, entre eles, Laercio de Freitas, Paulo Tiné, Celso Del Neri e Edmilson Capelupi.

O quarteto também já subiu ao palco ao lado da Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Câmara São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Valinhos, e mais.

O repertório do show traz a seleção de músicas dos últimos trabalhos do grupo, cuidadosamente escolhidas em ordem cronológica, falando sobre compositores, seus primeiros intérpretes e curiosidades da época.

A história do choro comentada e tocada pela história das Choronas apresenta clássicos dos primórdios do choro, como “Jaca”, de Chiquinha Gonzaga, e “Flor Amorosa”, de Joaquim Callado, “Tico Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu; passando por “Delicado”, de Waldir Azevedo; “Eu Quero é Sossego”, de K-Ximbinho; “Murmurando”, de Fon Fon; até compositores atuais como Luis Pardal (Edgar Foia Feira) e Aleh Ferreira (Choronas).

As composições autorais também estão presentes, como “Choronas em Sampa”, de Ana Claudia Cesar, e “Choro de Domingo”, de Maicira Trevisan.

SERVIÇO

Choronas - Neste sábado, às 18h, na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigência. Entrada franca.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por