Chris Martin e seu Coldplay estão de volta com o CD "Ghost Stories"

Patrícia Cassese - Hoje em Dia
12/06/2014 às 08:32.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:58
 (Henning Kaiser)

(Henning Kaiser)

Foi assim por meses. Em qualquer lugar onde tivesse uma rádio sintonizada em uma emissora antenada com o que o grande público queria ouvir, de tempos em tempos, “Paradise”, do Coldplay, era aplicada. Na verdade, ainda nesta quinta-feira (12) o hit frequenta com assiduidade o dial. Mas a novidade é que o grupo liderado por Chris Martin está de disco novo: “Ghost Stories”. Manancial, portanto, para o vasto contingente de detratores da banda britânica cair matando: o Coldplay, você sabe, é assim. Na mesma proporção dos que amam o grupo de paixão, há os que o odeiam. E muito.

Basta dar uma olhada nas críticas já disponíveis na web – haja virulência. Mas alguém aí duvida que, para desconsolo deste clube de desafetos, o Coldplay vai, mais uma vez, vender milhões de cópias, a exemplo de “Viva La Vida” e “Mylo Xyloto”?

Mesmo porque, a nova investida traz um feixe de canções absolutamente grudentas, daquelas que colam logo na primeira audição.

Um exemplo? Experimente ouvir “Magic” (com clipe inspirado na estética dos filmes mudos – portanto, em P&B) e não ficar com um “And I don’t, and I don’t” reverberando na cabeça. O mesmo acontece com “A Sky Full of Stars”, talhada para as baladas, de estruturação eletrônica, na mesma vibe que muitas músicas recentes que estouraram nas paradas, com alternância de momentos mais “calmos” com aqueles que instam a cair nas pistas como se não houvesse amanhã (Avicii, Swedish House Mafia...).

Em “Midnight”, não foram poucos os que detectaram ecos do Radiohead. E no quesito baladas, vale destacar “O”, com acompanhamento pianístico. “True Love” traz a produção insuspeita de Timbaland.

Divórcio

Um detalhe particular da vida do bonitão Chris Martin permeia todas as resenhas e matérias referentes a “Ghost Stories”: a separação recente do vocalista e líder do Coldplay da atriz Gwyneth Paltrow. Os dois estavam juntos há mais de dez anos, e tiveram dois filhos, Apple e Moses.

Na verdade, na semana passada, boatos davam conta de uma eventual reconciliação, ainda que, no último domingo, Martin tenha sido flagrado na Califórnia, jantando com Rihanna – lembrando que a cantora já gravou uma faixa – “Princess of China” – com o grupo.

Seja qual for o desfecho, não teve quem não detectasse um certo tom de melancolia no álbum novo, o que, obviamente, foi atribuído à turbulência na vida pessoal do artista. Mas são, claro, conjecturas. O que há de certo é que o sexto álbum do grupo já está “causando”: é o líder em vendas digitais deste 2014. Ao menos por enquanto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por