Cine Humberto Mauro recebe até sábado mostra de filmes universitários

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
04/11/2014 às 08:36.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:53

(Lumiar)

A insubordinação e a desesperança presentes na geração denominada Nova Hollywood – responsável por mudar a forma de fazer cinema nos Estados Unidos, no início da década de 70 – já se manifestavam em seus curtas-metragens, quando ainda estavam na universidade.

Os efeitos da Guerra do Vietnã, por exemplo, é um tema recorrente na seleção de primeiros filmes de diretores consagrados que o 1º Festival Interamericano de Cinema Universitário (Lumiar), organizado pela UNA, exibirá nesta terça-feira (4), às 17h, no Cine Humberto Mauro, com entrada franca. Com cada um desenvolvendo essa crítica a partir do estilo que marcaria seu cinema, Martin Scorsese, George Lucas e Robert Zemeckis abordam diretamente o conflito em “Barbear” (1968), “Liberdade” (1966) e “O Campo da Honra” (1973), respectivamente. O de Scorsese é o mais forte e ousado, recorrendo apenas a um banheiro e um personagem para enfatizar um país que, sob uma aparente tranquilidade – impressão gerada pela limpeza do cômodo e pela suavidade da música “I Can’t Get Started” – está se autodestruindo.

Essa mensagem surge a partir de um ato simples como o barbear diante de um espelho. Gradativamente, no entanto, a inocência dá lugar ao horror, quando, sem perceber, o protagonista passa a se cortar, culminando com um talho grande no pescoço.

George Lucas

Lucas adota um narrativa mais movimentada e misteriosa, acentuada pela trilha sonora de suspense e pela fotografia azulada, acompanhando um rapaz que não para de correr até chegar a um matagal, quando precisará ultrapassar uma zona fronteiriça, que pode ser lida como o recrutamento.

Tema semelhante permeia o curta de Zemeckis. Mas o gênero usado em “O Campo da Honra” é o humor. Quando recebe alta de um sanatório, o paciente se vê num campo de batalha enquanto tenta voltar para casa, entre veteranos de guerra, patriotas e os contrários à participação no Vietnã.

Já “O Despertar de Wotton”, de Brian de Palma, que homenageia o expressionismo alemão, e “A Ressurreição de Bronco Billy”, editado e escrito por John Carpenter, sobre um solitário caubói urbano, não tratam do Vietnã, embora espelhem um estado de incômodo latente na sociedade.

Mostra dedicada a Fábio Carvalho

O cineclube “Curta Degustação” retoma suas atividades com uma mostra dedicada ao cineasta Fábio Carvalho. Serão quatro sessões marcadas pela invenção e experimentação de linguagem. Nesta terça, às 13h, será exibido, na sala Multimídia da Imprensa Oficial (av. Augusto de Lima, 270), o curta “David Lynch no BH Shopping”, com entrada franca.

Confira a programação:

LUMIAR: 1º FESTIVAL INTERAMERICANO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO

LOCAL: CINE HUMBERTO MAURO

ENTRADA GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS MEIA HORA ANTES DE CADA SESSÃO

3 DE NOVEMBRO | SEGUNDA-FEIRA

19:30 LUMIAR: ABERTURA | Castanha, de Davi Pretto (2014) | 16 anos | DCP | 94´

4 DE NOVEMBRO | TERÇA-FEIRA

17:00 LUMIAR: DESPERTAR DOS MESTRES 1 | Duração da sessão: 74´ | Barbear, de Martin Scorsese (The Big Shave, 1968) | Liberdade, de George Lucas (Freiheit, EUA, 1966) | O Despertar de Woton, de Brian De Palma (Woton’s Wake, 1962) | O Campo da Honra, de Robert Zemeckis (A Field of Honor, 1973) | A Ressurreição de Broncho Billy, de James R. Rokos e John Carpenter (The Resurrection Of Broncho Billy, 1970) | Classificação indicativa: 18 anos

19:00 LUMIAR: MOSTRA COMPETITIVA INTERAMERICANA 1 | Duração da sessão: 64´ | O Telegrafista, de Gabriel Delano (2013) - UNA | Procurando Rita, de Evandro Freitas (2013) - UFRB | Anos de Luz, de Aldemar Matias (Años de Luz, 2013) - EICTV | O Pracinha de Odessa, de Luis Felipe Labaki (2013) - USP | Arte do Ofício: fotógrafos do parque, de Carlos Hamilton e Luiza Fernanda Meira (2013) - UNA | Classificação indicativa: Livre

20:30 LUMIAR: MOSTRA COMPETITIVA INTERAMERICANA 2 | Duração da sessão: 72´ | Perto da Minha Casa, de Carolini Covre e Diego Locatelli (2013) - UFES | Debaixo do Céu, de

Renata Spiz (2013) - UFF | A Mulher Perseguida, de Jerónimo Quevedo (La Mujer Perseguida, 2013) -

Universidad del Cine | Tejo Mar, de Bernard Lessa (2013) - UFF | Classificação indicativa: 12 anos

5 DE NOVEMBRO | QUARTA-FEIRA

17:00 LUMIAR: SELEÇÃO HISTÓRICA INTERAMERICANA 1 | Duração da sessão: 83´ | Classificação indicativa: 12 anos | Simplicio, de Lina Rosas (2013) - Escuela Nacional de Cine | Quarto de Espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto (2009) - PUC-RS | Convite para jantar com o camarada Stalin, de Ricardo Alves Jr. (Invitación a comer, 2007) - Universidad del Cine | Ouço seu grito, de Pablo Lamar (Oigo tu grito, 2008) - Universidad del Cine | Algo sobre nós, de Diego Locatelli (2013) – UFES | Disaster Movie, de Wilson Barros (1979) | 30´ - USP

19:00 LUMIAR: MOSTRA COMPETITIVA INTERAMERICANA 3 | Duração da sessão: 69´ | Cometas, de Sarah Fisher (2014) - Escuela Nacional de Cine | Casa de Pompas, de Bruna Fortes e Gabriel Paixão (2014) – UFPEL | Calado, de Lívia Gegenheimer (2014) – UFES | Forasteiro, de Lucía Ferreyra (Forastero, 2014) - Universidad del Cine | Trevas, de Will Domingos (2013) - UFF | Classificação indicativa: 12 anos

20:30 LUMIAR: MOSTRA COMPETITIVA INTERAMERICANA 4 | Duração da sessão: 70´ | 12 Horas Depois, de Fernanda Sena (2013) – UNA | Pescador de Marcéu, de Pedro Moscalcoff (2013) – USP | Água, de Giulia Goés (2014) - PUC-RS | A Grande Casa, de Juliette Touin (La Casona, 2013) – EICTV | O Santuário, de Marco Bentancor (El Santuario, 2013) - Escuela de Cine del Uruguay | Classificação indicativa: 14 anos

6 DE NOVEMBRO | QUINTA-FEIRA

17:00 HISTÓRIA PERMANENTE ESPECIAL: LUMIAR | Quem bate à minha porta, de Martin Scorsese (Who’s that Knocking at My Door, 1967) | 16 anos | 90´ | Sessão comentada

19:30 LUMIAR: MOSTRA COMPETITIVA INTERAMERICANA 5 | Duração da sessão: 54´ | Mister, de Ana Carolina C. Rocha e Jéssica Rojas (2013) – UFMG | O Administrador, de Guilherme Viñas (2014) – UFJF | Presente, de Felipe Ávila Neves (2013) – UFMG | Tribo Pataxó, de Gabriella Pertence e Nilton Júnior (2014) – UNA | Conta Ôtra, de Flúvio José Pereira (2013) - UNA | Classificação indicativa: Livre

20:30 LUMIAR: DESPERTAR DOS MESTRES 2 | Duração da sessão: 68´ | O que faz essa garota por aqui, de Martin Scorsese (What’s a Nice Girl Doing In A Place Like This, 1963) | O olho suscetível, de Brian De Palma (The Responsive Eye, 1966) | 1:42.08, de George Lucas (1966) | Labirinto Eletrônico, de George Lucas (Electronic Labyrinth THX 1138 4EB, 1967) | Não é só você, Murray! (It’s Not Just You, Murray!, 1964)

7 DE NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA

17:00 LUMIAR: SELEÇÃO HISTÓRICA INTERAMERICANA 2 | Duração da sessão: 81´ | Classificação indicativa: 12 anos | Lúmen, de Wilian Salvador (2007) – UFMG | O Cadeado, de Leon Sampaio (2012) – UFRB | O Fim do Filme, de André Dib (2012) – USP | Rinocerontes escuros enjaulados (muito na moda), de Juan Carlos Cremata (Oscuros rinocerontes enjaulados (muy a la moda), 1991) - EICTV | Depois de Tudo, de Rafael Saar (2008) – UFF | Pehuajó, de Catalina Marín (2009) - Escuela de Cine del Uruguay

19:00 PALESTRA: O Cinema Universitário Brasileiro | Palestrante: Eduardo Valente (RJ)

20:30 LUMIAR: DESPERTAR DOS MESTRES 3 | Duração da sessão: 51´ | Seis Figuras Vomitando (Seis Vezes), de David Lynch (Six Figures Getting Sick – Six Times -, EUA, 1966) | O Alfabeto, de David Lynch (The Alphabet, EUA, 1968) | A avó, de David Lynch (The Grandmother, EUA, 1970) | A amputada, de David Lynch (The Amputee, EUA, 1974) | Classificação indicativa: 14 anos

8 DE NOVEMBRO | SÁBADO

16:00 LUMIAR: PANORAMA HISTÓRICO UNA – 9 ANOS | Duração da sessão: 88´ | La Llorona, de Pipa Cavalcanti e Rafael Oliveira (2011) | O Menino e a Galinha, direção coletiva (2011) | O Balão Preto, de Sérgio R. Oliveira (2011) | Cineastas do Apocalipse, de Ayron Borsari (2010) | Descriação, de Maurílio Martins e Yasmini Costa (2008) | Zé da Silva, de Leila Verçosa (2011) | Paralelo, de Euber Silva (2011) | Desmemórias do Sr. D., de Bruno Peixoto (2009) | Leandro José Ferreira, de Mariana Beltrame (2010) | Classificação indicativa: Livre

17:30 LUMIAR: DEPOIS DE FORMADOS | Duração da sessão: 100´ | Quinto Andar, de Marco Nick (2012) | Não há cadeiras, de Pedro Di Lorenzo (2011) | Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides, de Gabriel Martins (2011) | Korea, de Thiago Taves Sobreiro (2014) | Quinze, de Maurílio Martins (2014) | Classificação indicativa: 16 anos

LOCAL: INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E ARTES – UNA (TEATRO DO ICBEU)

ENTRADA GRATUITA

5 DE NOVEMBRO | QUARTA-FEIRA

19:00 DEBATE: Os desafios do ensino de cinema | Com a presença de: Prof. Dr. Rafael Ciccarini (UNA) | Prof. Dr. Maurício Silva Gino (UFMG) | Prof. Robertson Mayrink (PUC-MG) | Prof. Dr. Sérgio Puccini Soares (UFJF)

Mini currículo dos participantes

Rafael Ciccarini é professor, crítico de cinema, gestor cultural, pesquisador e curador. Graduado em História pela FAFICH/UFMG; mestre em Artes Visuais/Cinema na Belas Artes/UFMG e doutor em Artes /Cinema na Belas Artes/UFMG. Coordenador do Curso de Cinema da UNA. Leciona as disciplinas História e Teoria do Cinema e Teorias da Imagem do Som no Curso Superior de Cinema da UNA e História do Cinema Brasileiro e Crítica Cinematográfica na Pós-Graduação do IEC/PUC Minas. É, também, editor da revista eletrônica Filmes Polvo e coautor do livro Antologia Revista de Cinema. Atualmente é Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, na qual, entre outras atividades, é responsável pela programação e gestão do Cine Humberto Mauro.

Robertson B. Mayrink possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1986), graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1991), especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1994) e mestrado em Cinema pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ocupa os seguintes cargos na PUC Minas: coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, campus Coração Eucarístico, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual; coordenador da especialização em Roteiro para Cinema e Televisão; assessor da diretoria da Faculdade de Comunicação e Artes; membro do Conselho Diretor da Faculdade de Comunicação. Foi coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Belo Horizonte de 2004 a 2008. Trabalhou como Redator Publicitário durante cerca de 25 anos, passando por grandes agências de propaganda do mercado de Belo Horizonte.

Maurício Gino possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Universidade Mineira de Arte - FUMA (1989); graduação em Belas Artes - Habilitação em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1996); mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2003); doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em CINEMA DE ANIMAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: animação, analogias e metáforas, recursos audiovisuais.

Sérgio Puccini é professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Doutor e Mestre em Cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Instituto de Artes/UNICAMP. É autor dos livros Roteiro de Documentário: da pré-produção à pós-produção (Editora Papirus, 2009) e Amanhã. Aqui. Nesse mesmo lugar (Javali, 2008).

 

LOCAL: HALL DA UNA CAMPUS JOÃO PINHEIRO II

8 DE NOVEMBRO | SÁBADO

19:00 LUMIAR: FESTA COM ANÚNCIO DOS PREMIADOS | Projeto Vidraças: movie live paiting com a presença de artistas e exibição de filmes | Barracas de comida e bebida | Retirada de ingressos no Cine Humberto Mauro após as sessões (máximo de um par por pessoa)

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por