"Cinquenta Tons mais Escuros" e um pouco menos entediantes

Pollyanna Dias - Do Portal HD
11/12/2012 às 17:25.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:22

(Pollyanna Dias)

Ok, meninas (e meninos), eu entendi! Lendo a segunda parte da saga "Cinquenta Tons de Cinza", "Cinquenta Tons mais Escuros", deu para compreender a paixão de vocês pela história de E. L. James. O livro é mais interessante que o primeiro, tem pitadas de emoção, uma pegada de folhetim, mas... sinto muito ao confessar que, novamente, senti um tédio quase mortal ao ler as cansativas e infinitas descrições sobre o sexo entre Christian Grey e Anastasia Steele.

Este segundo livro me fez lembrar a já finada novela “Avenida Brasil” (Globo), que arrebatou fãs de todas as classes sociais. Não, as histórias não têm nada a ver, é verdade. No entanto, como na trama de João Emanuel Carneiro, a autora foi muito feliz ao prender o leitor com o enredo, que fica mais emocionante a cada instante. Dá vontade de saber o que vai acontecer depois. E isso é muito legal. Ponto positivo! Outra coisa bacana na publicação: como na primeira parte da saga, é um livro pra lá de fácil de ler de cabo a rabo.

"Cinquenta Tons mais Escuros" mostra o relacionamento obsessivo entre os protagonistas. É um tal de “seu seu” e “sou sua” que... MEU DEUS! Mas é compreensível que isso gere uma paixonite pela obra por parte dos leitores. Afinal, quem nunca viveu um relacionamento recheado carência e contratempos que atire a primeira pedra. Quem nunca teve que conviver com uma pessoa completamente louca interferindo no namoro? Quem nunca abriu mão de seus princípios (pelo menos alguns deles) para fazer dar tudo certo? A vida é assim mesmo... E é isso que o livro retrata.

Sei que vou ler comentários revoltados nesta matéria (http://www.hojeemdia.com.br/pop-hd/literatura/50-entediantes-tons-de-cinza-e-um-sucesso-inexplicavel-1.24810), mas gostaria de frisar, novamente, o quão entediada fiquei a cada nova cena de sexo. Quando a história começa a ficar interessante, lá vão Christian e Anastasia novamente. Nada contra o sexo. Sério. Mas ter que ler isso a todo momento me desligava completamente da história. Uma vez ou outra, lá vai... Mas toda hora cansa, meninas (e meninos). Não fazer, mas ler (risos). Ainda acho mais interessante assistir a um filme pornô.

É legal perceber que muitas mulheres ficaram mais soltinhas na cama e passaram a ter relações sexuais com maior frequência após  E. L. James estourar no mercado editorial. Sucesso! Mas é mais legal ainda saber que vocês, garotas, estão empenhadas em conhecer o próprio corpo e explorar sua sexualidade por conta própria. Não existe guia pra isso. O prazer é algo subjetivo e único. Nenhuma mulher é igual à outra.

Ainda acredito que uma literatura mais rebuscada vale muito mais a pena. Não leria o “Cinquenta Tons” se não fosse pelo trabalho. Mas também acredito que tem muito filme mais importante para se ter no currículo do que “Como Perder um Homem em 10 Dias” ou “O Diário de Bridget Jones”. Mas não custa nada ver (ou ler) um besteirol de vez em quando. Só não se esqueçam de sempre colocar um Carlos Drummond de Andrade da vida em suas listinhas de leitura.

Batendo recordes

A saga de E.L. James, composta pelos livros “Cinquenta Tons de Cinza”, “Cinquenta Tons Mais Escuros” e “Cinquenta Tons de Liberdade”, é sucesso de vendas em todo mundo. No Brasil, desde que chegou às prateleiras, ocupa as primeiras colocações em vendas no Brasil. Mas nada surpreendente. Ainda não conseguiu desbancar publicações como “Harry Potter”, “O Senhor dos Anéis”, a “Bíblia Sagrada” (número um absoluto) e muitos outros! Confira a lista.

1°* “Cinquenta Tons de Cinza” - Há 19 dias na lista de mais vendidos, o livro segue no primeiro lugar.
2°* “Cinquenta Tons de Liberdade” - Na lista há quatro semanas, o desfecho da saga ocupa a segunda colocação.
3°* “Cinquenta Tons Mais Escuros” - O livro está há 12 semanas na lista e segue no terceiro lugar.


*Dados referentes ao ano de 2012 e colocações referentes ao mês de novembro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por