Cirque du Soleil vem a Belo Horizonte com o espetáculo "Corteo"

Miguel Anunciação - Do Hoje em Dia
26/11/2012 às 10:59.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:37

(Marco Cisaria/Divulgação)

Metido num macacão branco, caprichosamente rebordado, uma tira adesiva sob o queixo (corrigindo os excessos do pescoço), o palhaço rechonchudo garante que é assistir a "Corteo" e jamais esquecer. "Porque tem coração!". A afirmativa ocorreu num pomposo palacete quatrocentão da capital paulista, na última quinta (22), como entreato de cinco números circenses exibidos antes da coletiva de anúncio da próxima turnê do Cirque du Soleil no país.

Quinto espetáculo do renomado circo canadense a nos visitar, "Corteo" prevê instalar sua lona em Belo Horizonte a partir de 19 de setembro de 2013. Em local ainda não definido. Como compensação, comparados aos preços dos ingressos praticados em "Varekai", os de "Corteo" seriam menores: entre R$ 440 e R$ 95. E a duração da temporada local, de quase dois meses, um pouco mais longa.

São Paulo abre o tour por seis capitais (mais Rio, Brasília, Curitiba e Porto Alegre) previsto para durar de 30 março de 2013 até maio de 2014. Os ingressos da temporada paulista começam a ser vendidos na próxima segunda-feira (2).

40 cidades, 8 países

Paralelamente, a rede Fast Shop, patrocinadora da turnê com a Ipiranga, empreende campanha de promoções nas suas lojas, instaladas entre o Rio Grande do Sul e Pernambuco. As vendas nas demais praças serão paulatinamente anunciadas.

Concebido e dirigido pelo ítalo-suíço Daniele Finzi Pasca, em colaboração com Dominic Champagne, desde a estreia, em 2005, "Corteo" já teria sido visto por aproximadamente 6,5 milhões de espectadores. Em 40 cidades de oito países. E se prevê somar mais um milhão nesta nova turnê.

Em função do envolvimento de Finzi Pasca com o teatro (ele é o diretor do grupo Sunil, de "Donka", que veio ao FIT/BH 2010), "Corteo" seria "o mais teatral" dos espetáculos que o Soleil já trouxe ao Brasil. O que menos investe na euforia, na adrenalina, nos riscos dos números circenses.

Cortejo, em italiano

Somando um intervalo de meia hora, ao longo de 2h30 narra, com notável veia dramática, como um experiente palhaço projeta a sua própria morte. Como antecipa o cortejo que o conduzirá ao jazigo – e daí viria seu título, uma vez que a palavra "corteo" significa cortejo no idioma italiano. É o que o tornaria "um elogio às artes", segundo os críticos, comovidos. Já disponível nas locadoras, a versão em DVD do espetáculo não favorece dúvidas. Quando elas existem

À exemplo dos demais, "Corteo" mobiliza um mundo de pessoas (cerca de 200, cinco são brasileiros e só um integra o show), profissionais de primeiro quilate, e um fenômeno de logística.

É o que garante a (quase) perfeição do que oferece. Foi o que os números vistos na quinta-feira (e as fotos desta página) sacramentaram.

Pena, o contínuo aumento do dólar e os custos de transporte para o Nordeste, entre outros motivos, acabaram riscando Salvador e Recife desta turnê.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por