O Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais voltam a se unir e recebem o maestro convidado Roberto Tibiriçá e os solistas Lício Bruno e Sérgio Anders, para um concerto no Grande Teatro do Palácio das Artes, nesta quarta-feira (11), às 20h30. O evento homenageia o compositor francês Gabriel Fauré.
O concerto será aberto por "Pavana", obra escrita em 1887, que evoca a antiga dança espanhola e era apresentada na corte europeia. Com duração de sete minutos, a música tem letra do conde Robert de Montesquieu, com versos que evocam a angústia romântica do ser humano. Em seguida é a vez de "Réquiem op.48", com a participação do barítono Lício Bruno e do contratenor Sérgio Anders. A obra composta entre 1880 e 1900 é a mais conhecida de Fauré. Apesar de ser um réquiem, costumeiramente dedicado à morte, esse trabalho sugere otimismo após a tragédia.
Gabriel Fauré viveu entre 1845 e 1924, filho de família modesta, já era capaz de fazer improvisações no harmônio. Apesar de admirador de Wagner, foi um dos poucos compositores franceses a resistirem à influência do alemão. Aposentou-se aos 75 anos, em 1920, devido à crescente surdez.
- Concorra a um par de entradas para o concerto!
Serviço
Festival Gabriel Fauré, quarta-feira (11), às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537). Entrada: R$ 15.