Derivasons reencontra argentinos do Nuevas Emisiones Sonoras

Hoje em Dia
Publicado em 08/05/2015 às 07:35.Atualizado em 16/11/2021 às 23:56.

Os argentinos do grupo Nuevas Emisiones Sonoras desembarcaram em terras brasileiras no último dia 30, a convite do sexteto mineiro Derivasons. Afinados, os hermanos unem forças em dois palcos da capital mineira, o do Espanca! e o do Espaço Cultural Ambiente, para executar duas peças: “Ser Ruído” e “A Composição É um Gesto”. As apresentações são gratuitas, e com direito a um quê de inusitado: o espaço para plateia e para artistas praticamente não será demarcado.


Além disso, as apresentações serão enriquecidas com projeções ao vivo. Pedro Salim, o profissional incumbido da tarefa, explica: “A sutileza da banda me fez pensar em imagens pontuais e singulares, em glóbulos flutuantes”.


Uma curiosidade: os dois grupos se conheceram por meio de um amigo em comum, pela internet. Graças ao programa “Música Minas”, o Derivasons pode viajar e conhecer pessoalmente os novos amigos. “Eles (do Nuevas) nos receberam na casa deles (em Mendoza), e tocar ‘fora’, pela primeira vez, foi incrível”, confessa a multiinstrumentista Thais Montanari, do Derivasons.


O entrosamento musical viria da similaridade de ideias entre as bandas, que descobriram logo serem meio que almas gêmeas, musicalmente falando.


Intercâmbio


Thais conta que a meta sempre foi dar sequência ao intercâmbio entre as duas partes. Nada mais natural, pois, que, de volta ao Brasil, o Derivasons seguisse empenhado em manter o contato. Mas, no meio do caminho, uma pedra: na Argentina não existem muitos editais de cultura. “Inscrevemos o projeto em um edital municipal, aprovado em 2013, e, assim, foi possível realizar o projeto (de agora)com uma estrutura bacana”, comemora.


Para os “Nuevos”, a primeira vez no Brasil não poderia estar sendo melhor. E a ansiedade para tocar quase é entregue pelo pé inquieto, perceptível durante a entrevista. O lado ruim é que, com tantas figurinhas a trocar, não haverá muito tempo livre para conhecer as belezas de BH.


Mas as aventuras no palco estão garantidas. Isso porque os grupos terão, como desafio, usar instrumentos com os quais ainda não têm intimidade. Mas, como já disse Clarice Lispector, “a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena”.


(Cassio Amorin/Especial para o Hoje em Dia)


Derivasons, Nuevas Emisiones Sonoras & Convidados. Espanca! (Rua Aarão Reis, 542), nesta sexta-feira (8), às 20h30, o concerto “A Composição É um Gesto”. No Espaço Cultural Ambiente (Rua Grão Pará, 185), neste sábado (9), às 20h30, concerto “Ser Ruído”. Domingo, 19h, o concerto “A Composição É um Gesto”. Sempre com entrada franca.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por