Dicas de leitura para quem quer fugir da folia

Patrícia Cassese / Hoje em Dia
25/01/2015 às 09:57.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:47
 (Divulgação)

(Divulgação)

É provável que, a essa altura do campeonato, muitas pessoas já tenham voltado das férias de janeiro com a cabeça no feriado do Carnaval, que se avizinha. E como é óbvio que nem todos gostam propriamente de samba, suor e ouriço, reservando o tríduo momesco para o descanso, a leitura, neste período, entra em cena com destaque. Selecionamos, aqui, alguns títulos que chegaram recentemente ao mercado como dicas de leitura para este time dos não foliões.

“Não Sou Uma Dessas” (Editora Intrínseca) chegou às livrarias no início de dezembro, e dá voz a uma das garotas norte-americanas mais badaladas (e ouvidas) do momento, Lena Duham, a Hannah, do cult seriado “Girls”. Sim, rendeu uma boa polêmica nos EUA, principalmente no tocante ao abuso que Lena teria sofrido na faculdade, ou do fato de ter dito que tocou nas partes íntimas de sua irmã, quando esta era bebê. Um site conservador não perdoou Lena.

O livro “Boa Noite Todos” (Record), do jornalista Edney Silvestre, já é mais “antiguinho” (com aspas, claro), mas segue como leitura recomendadíssima. No centro, a personagem Maggie, que está perdendo a memória. 

Assistiu a “Lixo Extraordinário”? Então, claro, se lembra de Tião Santos. O ex-catador, que hoje vive de dar palestras Brasil afora, lançou, recentemente, sua autobiografia, “Tião – Do Lixão ao Oscar” (LeYa), com detalhes de sua vida, durante 11 anos, no Jardim Gramacho, lixão que foi recentemente desativado.

Da mesma casa editorial saiu “Superar é Viver”. Em 11 de setembro de 2009, Pedro foi internado com menos de 1% de chance de sobrevivência e o diagnóstico de uma doença fatal que se espalhou rápido por sua corrente sanguínea. Seis meses e dois comas mais tarde, ele sai vivo dessa experiência, mas com os quatro membros amputados acima dos cotovelos e dos joelhos. Pedro estava destinado à cadeira de rodas, mas deu a volta por cima e repassa a experiência.

Um clássico em quadrinhos é outra boa dica– principalmente se o clássico em questão for “Coração das Trevas”, de Joseph Conrad. Lançamento: Veneta. Roteiro de David Zane Mairowitz. Já a Editora Planeta colocou recentemente no mercado o livro “Pablo Escobar: Ascensão e Queda do Grande Traficante de Drogas”, de Alonso Salazar, que deu origem à série de TV.

“Viagem à Calábria”, de Sérigo Capparelli, conta a história de um personagem em busca de suas origens. Na verdade, ele tenta entender o porquê de seu irmão ter revelado à polícia, logo após o gole de 64, o local em que ele e seu pai estavam escondidos. Em tempo: Capparelli é autor conhecido de obras direcionadas ao público infanto-juvenil, mas esse é seu primeiro romance adulto. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por