Difusor faz show gratuito com Arnaldo Baptista e Fábio Trummer

Hoje, às 21h, no Teatro Bradesco, em Belo Horizonte

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
21/07/2016 às 17:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:24
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

O toque do tambor mineiro em ritmo de música contemporânea. Tradição e modernidade misturadas é o que propõe o Movimento Difusor. Projeto belo-horizontino que convida o veterano Arnaldo Baptista e Fábio Trummer, vocalista do grupo pernambucano Eddie, para show gratuito, esta noite, no Teatro Bradesco. A ideia é mostrar ao público como a música regional é rica no Brasil.

Idealizada por Bruno Couto, guitarrista e vocalista do Difusor, a iniciativa nasceu após o lançamento da coletânea “Conspiração Liberdade” (2015), que reúne Milton Nascimento e Maurício Tizumba, entre outros artistas que utilizam o tambor mineiro na linguagem musical. 

“A partir daí, quis compartilhar a formação das linguagens existentes. Somos um povo criado através de cruzamentos de matrizes, que veio dos negros, brancos, índios. O mesmo acontece na música. Por exemplo, há o samba-rock, o samba-funk, o samba-reggae; todos resultados do samba com um ritmo universal, que gera um ritmo brasileiro. Isso é a nossa cultura”, afirma o músico.Paulo Valle/Divulgação / N/A

MOVIMENTO DIFUSOR – “Vai ter um momento especial com a gente e o Fábio cantando uma canção de Pedro Luís, entre outras surpresas”, antecipa Bruno Couto

 O show
Para Couto, Fábio Trummer representa bem essa fusão. “Ele mistura o frevo, música regional de Olinda, com punk, rock, samba, além de pertencer a uma cena que usa o tambores de Maracatu”, diz. 

“Já Arnaldo Baptista é fundador dos Mutantes, que emerge dentro do Tropicalismo. Talvez, tenha sido a primeira vez que a guitarra eletrônica encontrou com a MPB, o que, na época, era uma heresia”, afirma.

Nesta noite, Arnaldo Baptista apresentará quatro músicas do seu repertório autoral, ao piano e voz. Depois o Difusor faz uma fusão do tambores de Minas com a música universal. Para encerrar, os anfitriões prometem tocar com Fábio Trummer quatro músicas autorais dele, como “Quando a Maré Encher”, gravada por Cássia Eller e Nação Zumbi.

SERVIÇO:

Movimento Difusor convida Arnaldo Baptista e Fábio Trummer. Sexta-feira, às 21h, no Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2244). Gratuito. Distribuição de ingressos 2h antes

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por