Diversão e arte em Tiradentes

Além de sessões de cinema, Mostra programa Cortejo, seminários e shows

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
20/01/2017 às 19:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:29

Já virou tradição: no primeiro sábado da Mostra de Cinema de Tiradentes acontece o Cortejo das Artes, que envolve várias atrações ligadas à cultura popular, como congados, folias de reis, blocos carnavalescos e teatros. A saída da Igreja do Rosário acontece às 16h30 e representa a largada efetiva para o público se encantar com mais uma edição da Mostra, que chega a duas décadas. Os homens não estão de fora dessa festa, mas as protagonistas são as mulheres.

Um dos destaques da programação de hoje é o seminário com Leandra Leal e Helena Ignez, homenageadas do festival nesse ano, com início às 12h15, no Cine Teatro Sesi. Às 18h, no mesmo local, será exibido “Ralé”, dirigido por Helena Ignez, com Ney Matogrosso no elenco.

Na parte noturna, três longas-metragens dirigidos por mulheres: “Mulher do Pai” (20h, Cine Tenda), produção gaúcha assinada por Cristiane Oliveira; “Pitanga”, documentário sobre o ator Antonio Pitanga (21h, Praça), que marca a estreia na direção de Camila Pitanga, sua filha, que trabalha em parceria com Beto Brant.

Sessão Bendita
E às 22h, no Tenda, a Mostra apresenta “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé. Vencedor dos prêmios de público e o prêmio da crítica no Festival do Rio. O filme exibe refugiados recém-chegados ao Brasil que dividem, com um grupo de sem-tetos, um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. 

Sábado também é dia de Sessão Bendita. À meia-noite, na Tenda, acontece a exibição de “A Repartição do Tempo”, de Santiago Dellape. A história: num rincão esquecido da vasta burocracia brasileira, um chefe psicótico usa uma máquina do tempo para duplicar seus funcionários e aumentar a produtividade.

Para quem gosta de esticar a noite e não arredar pé do complexo do Cine Tenda, a atração é Barulhista, artista mineiro, dedicado a criar performances musicais-audiovisuais.

Sofaraokê
A programação de amanhã será tão intensa quanto a de hoje, começando às 10h30, no Tenda, com a Mostrinha, que terá apresentação de “Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina”. Às 15h, no Cine Lounge, ocorre a intervenção artística do Coletivo Opavivará!. Para Tiradentes, o grupo leva a ação “Sofaraokê”, propondo uma inversão do uso comum do sofá como mobiliário doméstico, transportando-o para o contexto aberto da rua, associado à prática popular do karaokê que horizontaliza as relações entre palco e plateia. 

Às 22h, no Tenda, será exibido o filme mineiro “Elon Não Acredita na Morte”, de Ricardo Alves Jr.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por