Do lúdico ao erótico, "Instalação Macia" reúne 5 mil peças

Jaqueline da Mata - Hoje em Dia
03/07/2013 às 08:07.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:42

Uma instalação com cinco mil peças feitas a mão, todas com texturas macias, que vão do lúdico ao erótico, é o que o público poderá ver na Galeria Murilo Castro – "Instalação Macia", da artista plástica carioca Maria Lynch. Com a obra, a jovem artista retrata de um lado o espectro do devaneio e da loucura e, de outro, o fantasma de um ideal de mulher.

Maria conta que o processo de criação demorou um ano e meio, onde questões do universo fantástico e lúdico que já existiam em sua pintura vinham se aprimorando num contexto tridimensional, mais real. "A instalação foi uma vontade de criar um outro espaço onde esses assuntos estariam todos ali confinados, num quarto completamente transformado. É um lugar onde você tem a impressão de sair do tempo-espaço, da rotina, e entrar num certo labirinto de memórias afetivas fragmentadas. Digo que é uma grande amalgama de formas e texturas que lembram a infância de uma maneira um tanto perversa", destaca Maria.

A artista diz que existe nas figuras femininas que cria uma projeção de um ideal de mulher e ao mesmo tempo o apagamento da identidade, como uma questão existencial. "Essas contradições e ambivalências geram ansiedade e angústia. Recrio uma ficção, uma alegoria, um excesso junto a fragmentos do imaginário, sublimando o real numa lógica particular", define.

O ideal de mulher projetado associa-se às cores vibrantes que a artista utiliza. Maria comenta que esse "casamento" é proposital em sua pintura, pois gosta de gerar esse conflito de linguagens.

A artista

Maria Lynch nasceu no Rio de Janeiro em 1981, onde vive e trabalha. Formou-se na Chelsea College of Art and Design, de Londres, onde concluiu pós-graduação e mestrado em 2008. No próximo mês, a artista segue para Nova York, onde fará uma residência na Residency Unlimited.


Serviço

Abertura nesta quarta-feira (3), às 20 horas, na Galeria Murilo Castro (rua Antônio de Albuquerque, 377, sala 01, Savassi). Visitação de 4 a 27 de julho, de segunda a sexta, das 10 às 19 horas. Sábados, das 10 às 14 horas. Entrada franca.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por