Tendência

Efeito Barbiecore: a onda rosa que tomou conta da internet nesta semana

Ana Maria Rocha*
anarocha@hojeemdia.com.br
19/07/2023 às 10:58.
Atualizado em 19/07/2023 às 11:15
 (Divulgação)

(Divulgação)

Embalada na estreia do filme "Barbie" no Brasil, na quinta-feira (20), uma onda cor-de-rosa invadiu espaços online e offline e já impacta na venda de bonecas, ingressos e todos os produtos envolvendo a marca. 

Quem passsou a infância e adolescência entre os anos 80 e início de 2000, sabe o impacto da patricinha mais icônica do cinema com o seu mundo cor-de-rosa. Dos detalhes do quarto ao look, Barbie e seus amigos lançaram uma tendência ao redor da cor e suas variações.

Nesta semana a onda rosa está indo além de roupas, calçados, acessórios. Desta vez está em produtos de casa, como almofadas, lençois, mantas, xícaras, entre outros. 

Desde a divulgação do filme, em várias partes do mundo a onda rosa tem tomado conta das vitrines, dos cardápios em restaurantes e da vida dos fãs, sejam eles adultos ou crianças.

Os produtos trazem um novo olhar sob o rosa, em diferentes tonalidades e aspectos que buscam quebrar os estereótipos, incentivando as pessoas a se expressarem da sua maneira. 

Na semana de moda em Paris de 2022, o estilista Maison Valentino trouxe looks masculinos, femininos e de gênero em tons de rosa vibrante, com a coleção “Pink PP”, quebrando os padrões com o uso da cor. Esta tendência tem crescido entre os fashionistas, explorando o guarda-roupas alcançando também as penteadeiras ao redor do mundo. 

 (Divulgação)

(Divulgação)

 Marketing e o efeito “BarbieCore”

A Mattel, fabricate da Barbie, criou uma coleção de brinquedos exclusiva do filme. Uma nova linha de bonecas, jogos e réplicas de alguns espaços do longa está sendo reproduzida e comercializada em várias lojas de brinquedos do Brasil. Os preços variam entre R$ 46,99 a R$ 599,99.

As lojas de departamento também entraram no fenômeno pop, explorando os looks Barbiecore. A C&A produziu uma coleção com mais de 30 produtos com preços de R$ 17,99 a R$ 149,99. Nas lojas Renner são 26 modelos que variam de R$ 29,90 a R$ 179,90. Já a Riachuelo criou uma linha moda e casa com mais de 100 produtos, com uma faixa de preço de R$ 29,90 a R$ 399,90. 

A onda rosa atingiu também o setor de cosméticos. Seja rosa choque, rosa bebê, rosa chá ou rosé, O Boticário criou vários produtos para deixar a make por dentro da tendência, como palette de sombras, blush em pó, batom líquido matte rosa, balm labial rosa, alguns perfumes da linha egeo entre outros produtos.

*Da equipe de Redes Sociais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por